O número de pirataria nas produções audiovisuais cresceu bastante neste ano com a divisão de conteúdos entre as plataformas de streaming
Com o aumento da quantidade de plataformas de streaming e a fragmentação de conteúdos, a pirataria cresceu bastante em 2019 após anos com números baixos. Dois exemplos são os filmes da Marvel que devem sair do catálogo da Netflix com o lançamento do Disney + no Brasil e a ausência de Friends nesta lista do serviço, porque o sitcom migra para o HBO Max.
E, além da fragmentação, a produção de conteúdos originais das plataformas também aumentaram, o que agrega nos números de pirataria. É o caso de The Mandalorian, a série exclusiva Disney+, que pertence ao universo Star Wars.
The Mandalorian foi a terceira série mais pirateada neste ano e teve a estreia no início de novembro. O serviço de streaming da Disney ainda não chegou ao Brasil e em vários países do mundo. Assim, quem quer assistir ao seriado e não está em um lugar no qual o serviço já foi lançado, acaba optando pela pirataria.
O primeiro lugar fica com Game of Thrones que se despediu do público em 2019 com uma temporada que dividiu opiniões. Independentemente do final, o seriado ocupa a primeira posição entre os mais pirateados desde a estreia em 2011.
A temporada final de The Big Bang Theory também foi lançada neste ano. A série ficou em quarto lugar entre as mais pirateadas e tem um histórico com altos números de pirataria desde a estreia em 2007.
Rick and Morty, Vikings, Chernobyl e The Walking Dead também estão na lista das 10 séries mais pirateadas em 2019.
Confira a lista completa:
1. Game of Thrones
2. Chernobyl
3. The Mandalorian
4. The Big Bang Theory
5. Vikings
6. The Walking Dead
7. The Flash
8. Rick and Morty
9. Supergirl
10. Arrow
+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'