A série da HBO é exaltada pelos fãs de fantasia como a melhor obra recente, devido a algumas diferenças bem sólidas do drama de J.R.R. Tolkien
Game of Thrones é tido por muitos fãs como um dos melhores produtos audiovisuais de fantasia. A série baseada nos livros de George R.R. Martin é constantemente comparada aos filmes de O Senhor dos Anéis, que adaptam a obra de J.R.R. Tolkien.
Apesar de serem do mesmo gênero, porém, as produções têm grandes diferenças e o apelo delas atraí públicos ligeiramente diferentes. Por isso, listamos quais os pontos fortes de cada franquia, organizados pelo site ScreenRant, para definir qual obra é mais recomendável.
A série da HBO se inspira ma realidade da idade média na Europa para reproduzir conflitos políticos e atmosfera. Os castelos são escuros; as armaduras, sujas e enferrujadas; o linguajar, feio e de baixo calão e, claro, a violência brutal. Forte atrativo para aqueles que buscam uma história mais visceral.
Por se libertar de compromissos com a realidade, Senhor dos Anéis brilha na hora de mostrar cidades, florestas e cavernas. Tudo carrega uma atmosfera de deslumbramento, principalmente Valfenda, dos elfos, ou Minas Tirith, dos humanos. É uma superioridade visual evidente.
Nada contra Galadriel ou Lady Éowyn, masGame of Thrones possui um elenco feminino muito mais diverso. Desde personagens principais responsáveis por afetar o mundo com as ações, como Daenerys e Arya, até há personagens secundários, como Brienne de Tarth, que roubam a cena algumas vezes.
Apesar de Galadriel e Daenerys serem rainhas, a elfa não participa tão ativamente da guerra do anel como a rainha dos dragões muda Westeros. Éowyn brilha ao matar o Rei Bruxo de Angmar, mas se restringe a esse momento, enquanto Arya tem foco durante toda a série.
Os filmes não poupam esforços para dar vida ao mundo descrito por J. R. R. Tolkien. Criaturas incríveis como o Balrog, figurinos impecáveis como o dos elfos e grandiosas batalhas são, talvez, o apelo mais forte da trilogia.
O diretor Peter Jackson foi criticado por não colocar um elenco etnicamente diverso nos filmes. Enquanto isso, a obra de Martin incluí vários países com crenças e traços físicos diferentes, como os reinos de Dorne e Braavos, possibilitando um elenco mais inclusivo.
O compositor Howard Shore ganhou vários prêmios, como o Oscar de Melhor Trilha Sonora, pelo trabalho extraordinário com Senhor dos Anéis. A música possui profundas nuances e se conecta com cada cenário e momento da história perfeitamente. Sem os temas poderosos, as cenas de Senhor dos Anéisperderiam boa parte do impacto.
+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA