Atriz faturou as estatuetas com Ziegfeld – O Criador de Estrelas e A Terra dos Deuses
A primeira atriz a ganhar dois prêmios Oscar de forma consecutiva, Luise Rainer, morreu aos 104 anos. De acordo com a agência Associated Press, ela não resistiu a uma pneumonia e morreu nesta terça, 30, na casa dela, em Londres.
Galeria: os cinco maiores vencedores da história do Oscar.
Luise Rainer faturou as estatuetas de Melhor Atriz quando o Oscar ainda estava no começo – na oitava e nona edições da premiação, respectivamente, pelos filmes Ziegfeld – O Criador de Estrelas, em 1936, e A Terra dos Deuses, no ano seguinte.
Até hoje, apenas outros quatro atores conseguiram a façanha de vencer o Oscar por dois anos consecutivos: Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Jason Robards e Tom Hanks.
Relembre os discursos mais marcantes da história do Oscar.
Austríaca de origem, Luise não manteve uma carreira duradoura em Hollywood após o sucesso: ela acabou por cair em esquecimento, tendo feito a última participação em um grande filme em 1943. A atriz trocou Los Angeles por Nova York e se afastou das câmeras.
“Quando recebi dois prêmios Oscar, eles pensaram ‘Podem atirar-me para tudo’”, disse ele à AP em 1999, indicando que as vitórias nas premiações podem ter marcado de maneira negativa a carreira dela.
Oscar: dez grandes injustiças da Academia
A única filha de Luise, Francesca Knittel-Bowyer, comentou: “Ela era destemida, audaciosa e extremamente carismática. Se você a visse, nunca a esqueceria”. Assista abaixo ao trailer de Ziegfeld – O Criador de Estrelas (1936), com Luise.