Como Geezer Butler relembrou, diagnóstico veio nos anos 1990 - e citou como depressão o impactou no começo da carreira
Lendário baixista do Black Sabbath, banda de heavy metal britânica criada em 1968, Geezer Butler se abriu sobre batalha contra depressão - e como lidou com isso nos primeiros dias do grupo, quando Tony Iommi, Ozzy Osbourne e Bill Ward também formavam o grupo.
Durante entrevista ao Bullseye With Jesse Thorn, da NPR, o músico falou sobre o tabu antigamente sobre saúde mental. "Eu não estava deprimido o tempo todo. Apenas uma luta ocasional viria sobre mim," afirmou.
+++LEIA MAIS: Black Sabbath: Geezer Butler relembra 'lunático' que tentou 'sacrificar' Tony Iommi
"No começo, quando estava ficando muito ruim... naquela época, ninguém nunca falava nada sobre depressão ou algo assim, e as pessoas ficavam apavoradas em mencionar que você poderia estar deprimido porque automaticamente pensava que iria ser levado para um hospital psiquiátrico e ser trancado para sempre," continuou Butler.
"Portanto, você não poderia falar sobre isso com as pessoas, caso isso acontecesse," relembrou o baixista. "Um dia, tive um ataque muito forte de depressão e fui ao médico e ele disse: 'Oh, vá ao pub e tome algumas cervejas. Ou leve o cachorro para passear ou algo assim. Você vai ficar bem.' Fiquei tipo: 'Não, eu não vou ficar bem. Não funciona assim.' E isso continuou acontecendo."
+++LEIA MAIS: Ozzy Osbourne e Geezer Butler não se falam mais por conta de suas esposas
Em seguida, Geezer Butler explicou como não falava com ninguém sobre a condição, e por isso sempre era tido como "mal-humorado e miserável." Ele falou que as pessoas notavam algo estranho, mas sempre diminuíam os sentimentos dele ao dizer que o músico tem "todo o dinheiro que quiser, você tem sua casa, você tem seus carros e tudo mais."
E eles não conseguiam entender que não era nada disso. Você pode ter tudo o que deseja no mundo, mas quando entra naqueles dias sombrios e deprimentes, nada importa. Tudo o que você pensa é: 'Então vou acabar com isso ou o quê?' E, felizmente, eu costumava sair disso.
Então, Butler revelou como o diagnóstico de depressão veio nos anos 1990: "Eu morava em St. Louis na época e tive um pequeno colapso nervoso. E fui a esse médico, o médico de sempre, e expliquei tudo a ele e ele me disse que eu estava clinicamente deprimido e me receitou Prozac. E depois de seis semanas, finalmente saí da depressão. E eu pensei: 'Ah, sim. É assim que devo me sentir.' E desde então, estou bem."
+++LEIA MAIS: Black Sabbath: O melhor álbum da banda, segundo Geezer Butler