Gene Hackman e esposa, Betsy Arakawa, têm causa de morte revelada
Casal de artistas foi encontrado morto em Santa Fé, Novo México, no dia 26 de fevereiro de 2025, assim como o cachorro da família
Redação
As causas da morte do lendário ator Gene Hackman e esposa, Betsy Arakawa, foram reveladas, segundo informações da Rolling Stone EUA. Quem anunciou a notícia foi a legista chefe Dra. Heather Jarrell na última sexta, 7, cerca de nove dias após o casal ter sido encontrado morto na própria casa, em Santa Fé, Novo México.
As mortes de Hackman e Arakawa foram consideradas como resultado de “causas naturais”, embora com seis dias de diferença: Jarrell explicou como Arakawa morreu provavelmente em 11 de fevereiro de 2025 de síndrome pulmonar por hantavírus, enquanto Hackman morreu em 18 de fevereiro (com base em informações do marcapasso) de doença cardíaca, com “doença de Alzheimer avançada” como fator contribuinte.
Investigadores também compartilharam uma linha do tempo do que acreditam ter sido o último dia de vida de Arakawa em 11 de fevereiro: ela foi vista em um vídeo de vigilância naquele dia fazendo recados como ir ao veterinário e feira, além de ter uma conversa por e-mail em algum momento naquele dia. Às 17h15 do dia 11 de fevereiro, Arakawa usou o controle remoto para acessar a comunidade privada onde ficava a casa dela e de Hackman. Depois disso, não houve “nenhuma comunicação ou atividade de saída adicional”, levando os investigadores a acreditar que ela morreu em 11 de fevereiro. (Não há “nenhum método científico exato para determinar a hora exata da morte”, disse Dra. Jarrell.)
Hackman, acreditam os investigadores, morreu uma semana depois, em 18 de fevereiro, com uma autópsia revelando a causa primária como “doença cardíaca extensa”, juntamente com doença de Alzheimer avançada. A polícia não compartilhou nenhum outro detalhe concreto sobre a última semana de vida de Hackman após a morte da esposa, embora o legista tenha dito que o artista estava com o estômago vazio no momento da morte.
Síndrome pulmonar por hantavírus (HPS), conforme a Mayo Clinic, “é uma doença infecciosa rara que começa com sintomas semelhantes aos da gripe e progride rapidamente para uma doença mais grave. Pode levar a problemas pulmonares e cardíacos com risco de vida”. A doença é “geralmente causada pela inalação de hantavírus que se tornaram aerotransportados pela urina, fezes ou saliva de roedores”. Não está claro como Arakawa foi infectada ou se ela estava ciente de sua infecção antes da morte dela.
Em 26 de fevereiro, o ator, esposa e um dos cachorros do casal foram encontrados mortos na casa de Santa Fé, Novo México, segundo Adan Mendoza, xerife do Condado de Santa Fé; o cão que morreu estava em uma caixa após um procedimento veterinário dias antes, e os investigadores observaram que cães não podem ser portadores de HPS.
+++LEIA MAIS: Quem era Betsy Arakawa, esposa de Gene Hackman encontrada morta ao lado do ator
+++LEIA MAIS: Os 20 filmes essenciais de Gene Hackman, segundo Rolling Stone