Gérard Depardieu reconhece mau comportamento, mas nega agressão sexual
Ator francês deu o primeiro depoimento no tribunal após figurinista de The Green Shutters o acusar de assédio e agressão sexual no set de filmagens
Por Jon Blistein, da Rolling Stone
Publicado em 25/03/2025, às 15h46
Artigo publicado em 25 de março de 2025 na Rolling Stone. Para ler o original em inglês, clique aqui.
O ator francês Gérard Depardieu admitiu ter usado linguagem grosseira e demonstrado comportamento impróprio no set de filmagens de The Green Shutters (2022). No entanto, durante o testemunho em um tribunal de Paris nesta terça-feira, 25, ele negou as acusações de agressão sexual.
De acordo com a Associated Press, o ator francês subiu ao banco das testemunhas pela primeira vez no julgamento. Ele é acusado de ter apalpado uma das mulheres no set em 2021. Depardieu admitiu ter usado linguagem vulgar e sexualizada contra a mulher responsável pela acusação. Ele também reconheceu que agarrou o quadril da decoradora de cenários durante uma discussão sobre uma pintura.
Ao longo do depoimento, Depardieu pareceu reconhecer uma tendência ao mau comportamento, tanto em relação a esse incidente quanto de forma mais geral. “Sempre me disseram que tenho uma natureza russa, não sei se é por causa da bebida ou da vulgaridade. Eu disse preto no branco que sou um desleixado nojento.”
Ele afirmou que entendeu que a decoradora pode ter se sentido "sufocada" pelo comportamento dele, acrescentando: "Eu entendo perfeitamente se ela está um pouco chateada".
O ator até descreveu seu comportamento no set como um “tipo de agressão”, mas permaneceu inflexível de que “certamente não era agressão sexual”. Em um ponto, ele proclamou: “Eu não toco em bundas de mulheres”. Ainda assim, Depardieu disse que pediu desculpas à figurinista vários dias após o suposto incidente, dizendo que reconheceu que ela estava em “choque” e “petrificada”.
O depoimento foi seguido pelo relato da própria figurinista. Ela alegou que Depardieu agarrou seus quadris em um corredor estreito e começou a tocá-la. Enquanto estava no banco das testemunhas, ela apontou para suas nádegas, quadril e outras partes íntimas, antes de alegar que Depardieu então agarrou seu peito.
“Foi quando eu tive um reflexo de 'Meu Deus'”, disse a figurinista. “Tentei me soltar, tentei tirar as mãos dele, não consegui. Ele me aterrorizou, ele riu, parecia um louco”, disse ela no depoimento.
A mulher acrescentou que alguém teve que remover as mãos de Depardieu dela. Ela também afirmou que, em um momento, o ator pediu que ela tocasse seu pênis com linguagem obscena e sugeriu que ele queria abusar sexualmente dela. “Eu vi em seus olhos prazer em me assustar, foi isso que eu senti, é selvageria”, ela disse. “Ele me aterrorizou, e isso o divertiu.”
+++LEIA MAIS: Ator francês Depardieu é acusado de assédio por mais de 10 mulheres
+++LEIA MAIS: Artistas assinam carta em apoio a Gerard Depardieu, acusado de assédio sexual