Para Damon Albarn, segundo álbum do grupo de new grave é "uma das coisas mais excitantes que ouvi em muito tempo"
Damon Albarn convidou o grupo britânico The Horrors para participar do novo álbum do Gorillaz.
Rhys Webb, baixista da banda convocada, explicou a história à estação de rádio BBC 6 Music. Albarn, que também integra o Blur, entrou em contato, via e-mail, após escutar o álbum Primary Colours, lançado em 2008 pela banda, expoente no movimento batizado new grave.
Recentemente, o grupo também chamou atenção de Trent Reznor. O líder do Nine Inch Nails fez questão de apresentar, em seu site, o clipe de "Mirror's Image", presente no tracklist de Primary Colours, segundo trabalho de estúdio do Horrors.
"Foi um e-mail meio estranho dizendo, 'Vocês rapazes viriam ao meu estúdio em algum momento?", explicou Webb. "Não tínhamos ideia sobre o que era, mas pensamos que seria ótimo ir lá e bater um papo. Seria bacana conhecer [Albarn]."
Assim que chegaram, Albarn pôs as cartas na mesa e disse que a banda virtual trabalhava no sucessor de Demon Days, de 2005 - na mesma época em que os conterrâneos se juntaram no Horrors. "Nunca colaboramos com uma banda de guitarra antes, e o álbum de vocês é uma das coisas mais excitantes que ouvi em muito tempo. Vocês topariam colaborar em uma faixa?"
Para Webb, Gorillaz e Horrors estão em sintonias semelhantes. Albarn e Jamie Hewlett, autor de quadrinhos e parceiro do músico na empreitada, sempre foram "diversos e experimentais" - de certa forma, "é assim que nós abordamos a música".
O título da faixa em parceria não foi revelado, mas o frontman do Blur aproveitou a deixa para remixar "Whole New Way", canção do álbum elogiado. A experiência deverá render um single.
Já o álbum do Gorillaz está previsto para o ano que vem.