Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Governo Bolsonaro não consultou OMS para decidir sobre Copa América

Em email à coluna de Jamil Chade, a OMS disse que não foi envolvida em “conversa com autoridades” para a realização do campeonato

Redação Publicado em 02/06/2021, às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

O governo Bolsonaro confirmou na terça, 1º de junho, a realização da Copa América no Brasil. A decisão foi tomada apenas um dia depois do pedido da Conmebol e CBF - e a Organização Mundial da Saúde (OMS) não foi consultada. As informações são do UOL.

Para a realização dos Jogos Olímpicos e campeonatos na Europa, a OMS é uma aliada na organização e planejamento. Em email à coluna de Jamil Chade no UOL, contudo, a Organização admitiu que não foi consultada pelo governo, Conmebol ou CBF para a decisão da realização da Copa América.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro chama de 'idiota' quem cumpre isolamento social: 'Até hoje ficam em casa'

Inicialmente, o evento seria realizado na Argentina, mas a explosão de casos de Covid-19 no país levou ao veto do governo. A Colômbia também foi considerada para sediar o evento, mas cancelou devido aos protestos sociais. Apesar do alto número de casos e mortes pela doença no Brasil, o governo decidiu pela realização do campeonato.

Em email enviado à coluna, a OMS explicou que "não esteve envolvida em qualquer intercâmbio ou conversa com as autoridades relativamente a este torneio [Copa América]", e destacou que ajuda na realização de mega-eventos mundialmente, inclusive antes da pandemia de Covid-19.

+++LEIA MAIS: Para 58% dos brasileiros, Bolsonaro não tem capacidade de liderar o país

“Antes da pandemia, a OMS/OPAS apoiou várias autoridades nacionais na sua avaliação de risco e nos esforços de preparação relacionados com o acolhimento de eventos de futebol (tais como o Campeonato Mundial da FIFA, e torneios regionais de vários tipos),” explicou o email.

Apesar das declarações, a agência de saúde também afirmou que a decisão de sediar o evento é dos organizadores e governantes: "A decisão de organizar, adiar, cancelar ou transferir um evento cabe ao país anfitrião e aos organizadores".

+++LEIA MAIS: Governo Bolsonaro planeja desfile de Sete de Setembro com público de 20 mil pessoas

Os jogos da Copa América ocorrerão em Mato Grosso, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiás entre os dias 11 de junho e 10 de julho de 2021. 


+++ SUPLA | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL