Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Governo do Egito emite comunicado afirmando que Cleópatra tinha pele branca

Após polêmicas envolvendo a série documental da Netflix sobre Cleópatra, o Ministério de Antiguidades do Egito se posicionou

Redação Publicado em 28/04/2023, às 20h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cleópatra, a Rainha do Egito (Foto: reprodução/Netflix)
Cleópatra, a Rainha do Egito (Foto: reprodução/Netflix)

Ministério de Antiguidades do Egito afirmou que Cleópatra tinha "a pele branca e traços helênicos", na última quinta-feira, 27. O anúncio vem após polêmicas a nova série documental da Netflix sobre a figura histórica. 

Para Mustafa Waziri, chefe de Antiguidades do Egito, representar a soberana como uma mulher negra é apenas "uma falsificação da história egípcia". Internautas e comentaristas denunciam campanhas de grupos afro-americanos que reivindicam a origem da civilização egípcia (via O Globo).

No último 20 de abril, um advogado no Egito processou a Netflix. Segundo divulgado pelo G1, o processo alega "apagar a identidade egípcia". Outro argumento usado foi a de um arqueólogo que afirma que Cleópatra tinha "pele clara, não negra".

Em defesa, o produtor da série afirma que a ascendência da rainha do Egito "é altamente debatida". Adele James, e a atriz que a interpreta também publicou no twitter capturas de tela com comentários racistas e respondeu: 

+++LEIA MAIS: Todos os remakes live-action da Disney, do pior ao melhor, segundo site [LISTA]

"Se você não gosta do elenco, não assista à série".