Apesar do conteúdo emotivo de 'Wake Me Up When September Ends,' Billie Joe abraçou a piada de que precisava acordar
Quando o Green Day lançouAmerican Idiot, disco de 2004, provavelmente não imaginava que quase duas décadas depois uma de suas músicas ainda seria motivo para uma piada anual: “Wake Me Up When September Ends” e a famosa “alguém lembrou de acordar o Billie Joe?”
Isso vem porque, no refrão, o vocalista canta diversas vezes: “me acorde quando setembro acabar.” E todos os anos, alguém sempre lembra disso - e faz piadas na internet.
+++ LEIA MAIS: Green Day muda letra de American Idiot para atacar Donald Trump
Em 2019, porém, Billie Joe se antecipou. Sabendo que o meme retornaria à internet, gravou um vídeo dele mesmo “acordando” no primeiro dia de outubro. Na gravação, o frontman do Green Day boceja, coça os olhos, brinca um pouco com o cachorro e avisa: “vou voltar para a cama.”
Embora “Wake Me Up When September Ends” tenha virado piada, na verdade, ela foi pensada como uma música (muito) triste. Parte do ópera-rock American Idiot (2004) do Green Day, é uma das partes da história de Jesus of Suburbia, um menino punk deprimido e desolado que não consegue se encaixar na sociedade, por mais que tente.
Na trama do disco, em “Wake Me Up,” o protagonista perde todo o resto de inocência que tinha depois de ter sido abandonado por sua família e o amor de sua vida. Jesus of Suburbia encontra-se afogado em mágoas e desilusões - e percebe que não tem jeito, vai ter que se encaixar em um padrão que fugiu a vida toda.
E na vida real, a história da canção é ainda pior: na letra, Billie Joe relata a dor que enfrentou ao perder seu pai aos 10 anos de idade, morto devido a um câncer. Isso foi em um mês de setembro, e o vocalista disse que queria estar dormindo para não ter que ver nada disso acontecer. Na música, lamenta como mesmo 20 anos depois, ainda sente a dor.
+++ LEIA MAIS: Green Day: Por que memes sobre a banda em setembro não são engraçados?