Instrumento aparece no clipe de “Love Will Tear Us Apart” e foi usada em shows da banda
A guitarra icônica usada por Ian Curtis no clipe de “Love Will Tear Us Apart”, parte do álbum Closer e faixa de maior sucesso do Joy Division, será leiloada em Londres. O item estava em posse de Natalie, filha de Curtis, que recebeu o instrumento de Bernard Sumner em 2002.
A guitarra foi fabricada no Reino Unido, em 1967, e o lote acompanha uma cópia da edição de 40 anos de aniversário de lançamento de “Love Will Tear Us Apart”, lançada no mês anterior ao suicídio de Curtis, e uma carta de Natalie Curtis. A guitarra também foi usada em turnês da banda e na gravação da música “Heart and Soul”.
Segundo o Bonhams Entertainment Memorabilia Sale, a guitarra pentagonal do modelo Vox Phantom VI Special Guitar deve arrecadar até 80 mil libras esterlinas - o equivalente a mais de R$ 584 mil. O leilão será realizado pelo, em 13 de outubro.
“Ian realmente gostou dessa guitarra. O Phantom tinha muitos efeitos integrados, como um bônus adicional. É uma guitarra bem maluca. Parecia algumas das guitarras mais finas nas faixas do Velvet Underground, limpa e estridente”, comentou Summer sobre o instrumento.
+++ LEIA MAIS: Foto rara de Ian Curtis, vocalista do Joy Division, é encontrada
O Joy Division, formado em 1976, teve uma carreira curta, mas ficou marcado como uma das bandas mais influentes do rock. O grupo terminou com a trágica morte de Ian Curtis, cantor e compositor, em 1980, e os integrantes remanescentes formaram o New Order.
+++ HOT E OREIA: 'VIRAMOS ADULTOS, MAS AINDA BUSCAMOS POR ESSA CRIANÇA DO COMEÇO'