Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / Polêmico

Gypsy Rose Blanchard: Entenda o caso de abuso e assassinato

Gypsy Rose e sua mãe, Dee Dee, ganharam as notícias em 2015 quando a garota e o então namorado assassinaram a mulher para se livrar de abusos

Gypsy Rose e Dee Dee Blanchard (Foto: Divulgação/Max)
Gypsy Rose e Dee Dee Blanchard (Foto: Divulgação/Max)

A história sinistra da jovem Gypsy Rose e sua mãe, Clauddine "Dee Dee" Blanchard continua repercutindo desde 2015, quando as manchetes policiais foram tomadas pelo assassinato da mãe pela garota e o então namorado.

Gypsy Rose nasceu no ano de 1991 e passou grande parte da vida acreditando que sofria com diversas doenças, como leucemia, distrofia muscular, asma e epilepsia. A menina cresceu sob a tutela e supervisão de uma mãe superprotetora, tomando medicamentos dos quais não precisava e forçada a usar uma cadeira de rodas.

+++LEIA MAIS: Gypsy Rose Blanchard: 3 produções para entender o caso

Acontece que Gypsy não sofria de nenhuma das condições médicas que a mãe alegava. Na verdade, Dee Dee era portadora da síndrome de Munchausen por procuração, uma síndrome caracterizada por comportamentos e ações de um cuidador ou responsável que inventa ou provoca doenças em outra pessoa para chamar atenção ou conquistar a simpatia de terceiros.

Dee Dee chegou incusive a usar a condição da menina para conseguir compensações, como uma viagem para a Disney dada pela Make-a-Wish Foundation — organização sem fins lucrativos fundada nos Estados Unidos que ajuda a realizar os desejos de crianças gravemente doentes.

+++LEIA MAIS: Fotos do assassinato da mãe de Gypsy Rose Blanchard são vazadas na internet

Conforme crescia e se desenvolvia, Gypsy passou a ter mais consciência sobre o próprio corpo e passou a desconfiar se realmente era portadora das doenças que ela cresceu acreditando que a afligiam.

A história ganhou uma nova camada em abril de 2015, quando Gypsy Rose, com a ajuda de Nicholas Godejohn — seu então namorado da internet — planejou o assassinato de Dee Dee. Depois do crime, a moça, que tinha 23 anos na época, usou seu perfil no Facebook a seguinte mensagem: “Aquela v***a está morta.” O que chamou a atenção de vizinhos, que chamaram a polícia.

+++LEIA MAIS: Gypsy Rose Blanchard aparece em nova temporada de 'The Kardashians'

A mulher foi encontrada morta com 17 facadas e Gypsy estava desparecida. A polícia chegou até ela a partir do rastreamento do IP do aparelho usado pela jovem para fazer a publicação na rede social.

Após ser encontrada, a moça confessou que o assassinato tinha sido cometido pelo namorado e explicou que a motivação foi vingança. 

+++LEIA MAIS: The Act: Joey King afirma que trocou mensagens com Gypsy Rose após prisão

No ano passado, em entrevista à People, Gypsy Rose confessou se arrepender do crime.  “Ela não merecia isso”, disse. “Ela era uma mulher doente e infelizmente eu não tive educação suficiente para ver isso. Ela merecia estar onde estou, sentada na prisão cumprindo pena por comportamento criminoso.”

“Se eu tivesse outra chance de refazer tudo, não sei se voltaria a quando era criança e diria aos meus tios e tias que não estou doente e que a mamãe me deixa doente. Ou, se eu voltasse exatamente ao ponto daquela conversa com Nick e dissesse a ele: ‘Quer saber, vou contar tudo à polícia',” completou.

+++LEIA MAIS: Gypsy Rose Blanchard será tema de série documental focado na ressocialização

Gypsy foi condenada a 10 anos de prisão em 2016, quando se declarou culpada, mas teve pena encurtada. Nicholas Godejohn, à época namorado dela, foi considerado culpado por esfaquear Dee Dee até a morte e, por isso, recebeu pena de prisão perpétua em 2019.