Ícone do country, morto aos 29 anos, foi "a primeira estrela de verdade que caiu pelo seu estilo de vida, sucedido por Jimi Hendrix, Jim Morrison, Janis Joplin e Kurt Cobain”, disse o roterista
A vida da lenda country Hank Williams renderá cinebiografia com roteiro de Marc Abraham, informou a edição online da revista Variety.
Estreante no cargo, Abraham é mais conhecido por produzir filmes como Filhos da Esperança e Madrugada dos Mortos. Ele, que diz ter crescido com a música de Williams, no Kentucky (Estados Unidos), dirigiu seu primeiro longa no ano passado, em Jogada de Gênio, estrelado por Greg Kinnear e Lauren Graham.
Os herdeiros de Williams, morto em 1953, deverão entrar em acordo com a produção para ceder as músicas mais memoráveis do músico do Alabama. Abraham usará como fonte de pesquisa Hank Williams: The Biography, livro escrito por Colin Escott, que será um dos produtores associados da cinebio (que ainda não tem diretor e elenco deliberados).
Tomado como pioneiro do estilo honky tonk (que, nos anos 50, teria exercido grande influência sobre o rockabilly), o cantor e compositor deixou como legado vários standards do country, entre eles "Lovesick Blues", "Cold, Cold Heart", "Your Cheatin' Heart" e "I'm So Lonesome I Could Cry". Suas canções foram reinterpretadas por um leque vasto de artistas, que vai dos medalhões Elvis Presley e Ray Charles às mais recentes Norah Jones e Lucinda Williams.
Em 2004, a Rolling Stone EUA o colocou em 74º lugar no ranking dos 100 maiores artistas de todos os tempos - três anos depois, a publicação elegeu-o 27º maior cantor da história. O DNA musical foi repassado ao longo das gerações, como para os músicos Hank Williams Jr. (filho) e Hank Williams III (neto).
O músico, que sofria de espinha bífida (lesão congénita na medula espinhal), morreu aos 29 anos, em decorrência do abuso de bebida e morfina - ambos anestésicos compulsórios para as dores constantes que sentia.
"Ele foi a primeira estrela de verdade que caiu pelo seu estilo de vida, sucedido por Jimi Hendrix, Jim Morrison, Janis Joplin e Kurt Cobain", disse Abraham. "Ele se destruiu, mas, por seis anos até sua morte, Hank emplacou seis canções, uma a cada ano, no top 10."
Williams já foi tema de Your Cheatin' Heart, filme estrelado em 1964 por George Hamilton (O Poderoso Chefão 3).