Transformar escadas em rampas e mostrar os piores defeitos de alguém são alguns dos efeitos dos feitiços e poções menos conhecidos do mundo bruxo
Ao longo dos livros e dos filmes de Harry Potter, podemos aprender sobre diversos feitiços e poções do mundo bruxo, seja por meio das aulas de Hogwarts ou pela batalhas entre os personagens.
Contudo, existem inúmeros encantamentos que passam despercebidos pela saga ou só aparecem nos jogos e livros extras sobre o universo do menino que sobreviveu, como o feitiço para transformar escadas em rampas e até uma poção criada em terras brasileiras.
+++ LEIA MAIS: Qual é o grau de parentesco de Harry Potter e Voldemort? J.K. Rowling explica
As poções - infelizmente - só podem ser realizadas por um bruxo, pois precisam de feitiços simples, segundo o site Pottermore. Caso algum trouxa tente qualquer uma das receitas, o máximo que ele conseguirá será um sopa horrível e tóxica. Mas nada nos impede de aprender um pouco mais sobre elas, não é?
Confira aqui 19 feitiços e poções de Harry Potter que você provavelmente não conhecia:
No sexto livro da saga, O Enigma do Príncipe, Harry descobre um feitiço muito útil no antigo livro de poções de Snape. Ao direcionar a varinha para alguém e dizer “Língua Presa”, você irá literalmente grudar a língua da pessoa no céu da boca dela, impedindo que ela consiga falar. Ótimo para aquele amigo que adora fazer comentários inconvenientes, não?
+++ LEIA MAIS: Elenco de Harry Potter comenta possibilidades de reviver personagens da saga
Essa poção não é vista nos filmes, mas está inclusa no jogo Harry Potter Trading Card Game. O encantamento, que utiliza a folha de alihotsy, faz qualquer um rir histericamente ao ponto de não conseguir respirar.
Em O Enigma do Príncipe, Harry vai para um encontro com Hagrid e Slughorn, em que os três terminam bêbados. O jovem bruxo não chega a dizer quais são as palavras do feitiços, mas aponta para as garrafas vazias e elas automaticamente se enchem de bebida. Imagina usar um feitiço desse no Carnaval?
+++ LEIA MAIS: J.K Rowling é criticada após defender opiniões transfóbicas em rede social; entenda
Como o nome diz, essa poção tem a capacidade de deixar alguém calmo e sereno. Contudo, esta é uma das receitas mais difíceis de reproduzir, segundo Snape em A Ordem da Fênix.
Existem feitiços que podem ser usados tanto para salvar a vida de alguém quanto para se divertir. Esse é o caso do Glisseo, que transforma escadas em rampas. Com ele, é possível despistar inimigos ou deixar a própria casa mais divertida.
+++ LEIA MAIS: 9 provas de que Hermione Granger é personagem mais inspiradora de Harry Potter
Criada pelo Dr. Ubbly, a Unção Oblivious ameniza os pensamentos negativos causados por experiências traumáticas - que, diga-se de passagem, são bem frequentes no mundo bruxo.
+++ LEIA MAIS: Harry Potter: teoria diz que Rony e Dumbledore são a mesma pessoa; entenda
Em A Câmera Secreta, aprendemos que ao apontar a varinha para alguém e dizer “tarantallegra”, você fará qualquer um dançar de forma impressionante. Seria esse o segredo de Beyoncé?
+++ LEIA MAIS: Bruxos no dentista? 9 questões mal resolvidas do universo de Harry Potter [LISTA]
Uma poção perfeita para causar distrair alguém inconveniente ou descobrir alguma informação é a Bebida Balbuciante. Ela faz as pessoas falarem sem parar e, provavelmente, sem pensar também.
+++ LEIA MAIS: Snape ensina Poções porque J.K. Rowling odiava química, revela autora
Um feitiço para manter longe de crianças bruxas - ou de pessoas que se irritam facilmente - é o Confrigo, que faz qualquer objeto explodir em chamas.
+++ LEIA MAIS: Harry Potter: teoria diz que Rony e Dumbledore são a mesma pessoa; entenda
Também conhecida como Poção de Gelo, ela protege qualquer um dos efeitos do fogo. Sim, após tomá-la você pode atravessar uma casa em chamas e continuará são e salvo.
+++ LEIA MAIS: Dez objetos mágicos que fãs de Harry Potter adorariam que fossem reais
Em A Ordem da Fênix, Snapeensina Harry a se defender do feitiço Legilimens, que permite um bruxo entrar na mente de outro para descobrir segredos ou implantar visões falsas. Voldemort usa esse feitiço para fingir que tinha capturado Sirius e atrair Harry para uma armadilha. Em casos raros, como de Quennie, de Animais Fantásticos, o bruxo pode naturalmente nascer com essa habilidade.
+++ LEIA MAIS: Cientistas usam Harry Potter e a Pedra Filosofal para estudar cérebro humano; entenda
Criada na cidade mineira Caxambu, a poção brasileira causa uma dor de estômago terrível e faz o estômago de qualquer um fazer barulhos constrangedores. Outro efeito dessa poção é fome infinita, ou seja, a pessoa comerá tudo o que ver pela frente mesmo se estiver cheia.
+++ LEIA MAIS: Escola católica bane livros de Harry Potter por "risco de invocar espíritos malignos"
Ao conjurar esse feitiço você consegue utilizar o próprio ar para amarrar alguém. Muito útil para quando você for enfrentar com nada além de uma varinha.
Ao contrário do que o nome sugere, a Poção do ódio não causa rancor em ninguém, mas revela o pior lado das pessoas e, consequentemente, tornam as vítimas antipáticas ou detestáveis.
+++ LEIA MAIS: Tom Felton acredita em teoria de fãs sobre Harry Potter
Encontrou um objeto que não sabe se ele é mágico ou está amaldiçoado? Sem problemas. Com o feitiço Specialis Revelio, você consegue revelar qualquer propriedade mágica ou encanto utilizado.
O nome luxuoso desta poção foi criado por Fred e George para um dos produtos da loja de Gemialidades Weasley. Parecida com a poção do amor, ele faz qualquer um se apaixonar pela pessoa que lhe deu a poção.
+++ LEIA MAIS: Daniel Radcliffe fala como a pressão por ser Harry Potter o levou ao alcoolismo
Outro feitiço utilizado em O Enigma do Príncipe é Obscuro, que conjura uma faixa e impede a visão de qualquer um.
+++ LEIA MAIS: Harry Potter: filme sobre Voldemort feito por fãs acumula milhões de visualizações
Apesar de ser classificada como poção, a Magi-Me-More é, na verdade, uma pílula. Normalmente é usada pelos bruxos idosos, pois ela aumenta a concentração e aumenta a capacidade de fazer mágica, característica que é perdida ao longo dos anos. Porém, este encantamento tem efeitos colaterais como tontura e vômito.
+++ LEIA MAIS: Ian McKellen revela por que rejeitou o papel de Dumbledore em Harry Potter
Sim, o nome é bem sugestivo. O feitiço Erectus permite elevar ou erguer qualquer objeto atingido pelo encantamento e é utilizado em As Relíquias da Morte Parte 1 para montar a tenda do casamento de Bill e Fleur.
+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'