Canção foi gravada há 56 anos e até hoje é uma das mais conhecidas do grupo
Há exatos 56 anos, em 6 de abril de 1965, os Beach Boys se reuniram para gravar um dos maiores sucessos da banda. Escrita por Brian Wilson e MikeLove, "California Girls" faz parte do disco Summer Days (And Summer Nights!!), lançado no mesmo ano, e atingiu o terceiro lugar na Billboard Hot 100, além de ficar no top 10 de diversos países.
A ideia para a música surgiu quando Wilson estava alucinando por experimentar LSD pela primeira vez. De acordo com Los Angeles Times, o cantor estava no apartamento em Hollywood quando imagens da mãe e do pai começaram a vir na mente. Então, Wilson encontrou a maneira perfeita para afastar esses pensamentos: o piano.
"Estava pensando sobre músicas de filmes de cowboy. Sentei e comecei a tocar, bum-buhdeeda, bum-buhdeeda. Fiz isso por cerca de uma hora. Consegui os acordes. Então, consegui a melodia, veio bem rápido depois disso. O resto é história, certo?" disse para o Los Angeles Times.
No dia seguinte, Love foi ao apartamento do cantor, onde terminaram de compor a canção. Sobre a letra, Wilson revelou a inspiração: "Todo mundo ama garotas, certo? Todo mundo ama a Califórnia e o sol. Isso era o que eu queria da música. E para mencionar todas as partes do país, é divertido, as pessoas irão gostar disso."
Em 6 de abril de 1965, o grupo se reuniu para gravar "California Girls" no Western Recorders em Hollywood. Foram gravadas 44 faixas de apoio até Wilson estar satisfeito com o resultado - finalizando a sessão só depois da meia-noite. Com melodia feita por bateria, piano, guitarra, saxofone, trompete e órgão, a música se tornou o maior hit do grupo.
"Foi especial. Sabia que se tornaria a música tema dos Beach Boys. É um hino. Ficou em terceiro lugar no país. Essa música fala mais alto do que nunca. Todo mundo conhece as garotas da Califórnia e essa música é o motivo."
+++ LEIA MAIS: Como os Beatles inspiraram o disco Pet Sounds, dos Beach Boys
Posteriormente, a música inspirou a paródia dos Beatles, "Back in the U.S.S.R.", e outras músicas com título igual ou parecido, como "California Girls" de Magnetic Fields, "September Gurls" de Big Star e "California Gurls" de Katy Perry.
+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA
No dia 5 de abril de 1994, o lendário e inesquecível vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, se suicidou aos 27 anos com um tiro na cabeça em Seattle, Washington, Estados Unidos. Desde então, deixou saudades eternas.
Marco para o grunge, músico fascinante, artista memorável e um dos principais nomes da música, Kurt Cobain fez história ao longo da carreira, principalmente acompanhado do Nirvana.
+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]
As canções compostas pelo vocalista para o grupo relembram o quão importante e fantástico ele foi para a história da música. Faixas impecáveis como "Come As You Are", "All Apologies" e "Drain You" dificilmente serão esquecidas.
Para relembrar a grandiosidade do lado artístico de Kurt Cobain com o Nirvana, a Rolling Stone EUA listou as 6 melhores músicas da carreira do vocalista com a banda. Confira a lista:
+++LEIA MAIS: Nirvana quase se chamou Skid Row antes de escolher nome oficial; entenda
6 - All Apologies
Uma grande canção da discografia da banda, "All Apologies" apareceu originalmente no disco In Utero (1993). No entanto, a versão mais lembrada, e possivelmente querida pelo público, é a gravação de novembro de 1993 para o MTV Unplugged.
5 - Drain You
O Nirvana escreveu muitas das canções do Nevermind (1991) antes de gravar o disco, mas a Rolling Stone EUA lembra que "Drain You" foi composta durante as sessões. Kurt Cobain nunca revelou quem inspirou a canção de amor, porém, foi escrita apenas três meses após ele conhecer Courtney Love.
Com certa frequência, Kurt afirmava ser uma das músicas favoritas dele da discografia da banda, e eles a tocaram basicamente em todos os shows nos últimos três anos de atividade enquanto grupo.
"Penso que há tantas outras canções que escrevi e são tão boas [como 'Smells Like Teen Spirit']. Como 'Drain You'. Eu amo a letra e nunca me canso de tocá-la. Talvez se fosse tão grande quanto 'Teen Spirit', eu não gostaria tanto", contou à Rolling Stone em 1993.
4 - Come As You Are
Kurt Cobain era um grande fã dos Pixies e nunca escondeu isso. Muitas vezes, o músico recorria ao método de composição usado pela banda. "Estou ficando tão cansado dessa fórmula. Nós dominamos isso", disse à Rolling Stone em 1993.
Segundo a Rolling Stone EUA, porém, um dos melhores exemplos da fórmula é "Come As You Are", o segundo single de Nevermind(1991). Para a RS EUA, a versão do Unplugged é particularmente poderosa, e o refrão continua assustador.
3 - Heart-Shaped Box
Em uma entrevista de 1994 à Rolling Stone,Courtney Love lembrou-se de ter ouvido o processo de composição de "Heart-Shaped Box": "Tínhamos um armário enorme. E eu o ouvi lá trabalhando em 'Heart-Shaped Box'. Ele fez isso em cinco minutos."
Kurt Cobain começou a trabalhar na música no início de 1992, e a canção foi a escolhida como primeiro single de In Utero(1993). A Rolling Stone EUA lembra que o disco foi produzido por Steve Albini, e a gravadora temeu não ser comercial o suficiente, e Scott Litt foi chamado para remixar a faixa.
2 - Smells Like Teen Spirit
"Smells Like Teen Spirit" foi a canção que trouxe toda a atenção mundial para o Nirvanae deu início a uma nova era da música - e é um dos principais hits da história. "Eu estava tentando escrever uma música pop", disse o vocalista à Rolling Stone em 1993.
"Todo mundo se concentrou tanto nessa música e o motivo pelo qual ela teve uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes", contou o artista na mesma entrevista.
+++LEIA MAIS: Quantos anos tinha Kurt Cobain quando escreveu 'Smells Like Teen Spirit'?
1 - Lithium
Não, a Rolling Stone EUA não escolheu "Smells Like Teen Spirit" para o primeiro lugar deste ranking. Segundo a revista, o terceiro single de Nevermind(1991) merece a colocação.
"Lithium" é uma música sobre um cara que passa a se dedicar à religião depois da morte da namorada. Isso o acalma, muito parecido com uma dose de lítio real. É uma incrível música e um dos principais destaques na discografia do Nirvana.
+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'