A coluna semanal com os lançamentos mais quentes da música brasileira, escolhidos pela Rolling Stone Brasil
Redação | Curadoria: Igor Brunaldi (@igg.zz ) e Julia Harumi Morita (@the_harumi) Publicado em 31/01/2021, às 10h00
Bem-vindos à 40ª edição da nossa coluna semanal com os lançamentos mais quentes da música brasileira. A última semana de janeiro contou com novos singles e discos de Ludmilla, Anitta, Ivete Sangalo, Xanddy, Lagum e Marcio Costta.
Além disso, teve novidade de Gilberto Gil, Gilsons, Bem Gil, Nego Bala, Mc Tha, Rico Dalasam,Mariana Aydar, Mestrinho e Novos Baianos, RØKR, Marrakesh, A Maia, Apeles e Gustavo Bertoni,Telvrichaos,Larissa Conforto &Ynaiã Benthroldo &Érica Silva & Desirée Marantes.
Curtiu? Então vem ver a HOTLIST #40:
Na última quarta, 27, o cantor Marcio Costta lançou nas plataformas digitais o segundo single da carreira. Composta por Costta e produzida por Jhow Produz, “Bye Bye” retrata o fim de um relacionamento com um R&B emotivo e muito envolvente.
A canção ainda inspirou o primeiro clipe da carreira do cantor. Dirigido por Erotides Nai, o vídeo traz o artista acompanhado por dançarinos em um cenário pop, inspirado em editoriais de moda. [Texto: Julia Harumi Morita | @the_harumi]
Ivete Sangalo e Xanddy, do Harmonia do Samba, lançaram nas plataformas digitais "Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha" na última quinta, 28. Leve, dançante e ótima para entrar no clima do verão, a canção fará parte da live de Carnaval da cantora, que será realizada no dia 13 de fevereiro ao lado de Claudia Leitte. [Texto: Julia Harumi Morita | @the_harumi]
Com muito alto astral, a banda Lagum lançou a música "Musa do Inverno" nas plataformas de streaming pela Sony Music. Produzida por Los Brasileros, a canção traz um clima praiano inspirado em Charlie Brown Jr. e inevitavelmente lembra a sonoridade do Skank.
A faixa ganhou um clipe divertidíssimo, o qual mergulha no universo do Scooby-Doo e conta com a participação de Felipe Dylon, dono do hit dos anos 2000 "Musa do Verão" - sacaram a referência? [Texto: Julia Harumi Morita | @the_harumi]
Na última sexta, 29, o Coala.Lab, plataforma e selo do Coala Festival, lançou nas plataformas digitais o EP Coala.VRTLcom registros de apresentações da edição virtual de 2020, realizada em setembro de 2020.
Com cinco faixas, o EP conta com a participação de Gilberto Gil, Gilsons, Bem Gil, Nego Bala, Mc Tha, Rico Dalasam, Mariana Aydar, Mestrinho e Novos Baianos. [Texto: Julia Harumi Morita | @the_harumi]
Depois de três anos sem lançar singles solos, Anitta divulgou nas plataformas digitais "Loco", faixa que fará parte do próximo disco da artista, Girl From Rio. Para combinar com o nome do reggaeton, a artista lançou um clipe gravado em Aspen, nos Estados Unidos, em que se aventura em uma paisagem de neve de biquíni. [Texto: Julia Harumi Morita | @the_harumi]
Na última sexta, 29, Ludmilla lançou nas plataformas digitais o disco Numanice Ao Vivo, o qual foi gravado sem plateia no Pão de Açúcar, em novembro de 2020. Com muita naturalidade, a artista homenageia o gênero musical que marcou a trajetória pessoal dela e colabora com grandes nomes do segmento: Bruno Cardoso (Sorriso Maroto), Di Propósito, Thiaguinho,Vou Pro Sereno, além do rapper Orochi.
Produzido por Rafael Castilhol, o disco é composto por 14 faixas, entre elas, as canções do EP Numanice, o single anteriormente divulgado "I Love You Too" e a inédita "Ela Não". O show completo está disponível no Youtube. [Texto: Julia Harumi Morita | @the_harumi]
Na última sexta, 29, o produtor recifense Roberto Kramer lançou "Noir", novo single do seu projeto solo RØKR. A faixa é o primeiro gostinho do próximo EP dele, batizado de Uz, e que será lançado em algum momento de 2021, pelo selo Balaclava Records.
Mas essa track imersiva, que mescla o melhor do downtempo com o melhor do house para criar uma atmosfera de transe e delírio, não veio ao mundo sozinha.
Como acompanhamento visual, "Noir" trouxe consigo um clipe extremamente envolvente, que transforma a faixa de RØKR em uma trilha sonora perfeita para esse filme de perseguição metropolitana sobrenatural, marcada por uma atmosfera onírica, sombria e inquietante.
O vídeo foi dirigido e escrito pela dupla Gabriel N. Andreolli e Dani San, da produtora dgtv, que já apareceu aqui na nossa HOTLIST em 2020, com o clipe de "Anymore", da Marrakesh. [Texto: Igor Brunaldi | @igg.zz]
Há algumas semanas, a Marrakesh lançou o EP Knots, e por culpa única e exclusivamente da minha memória avariada, esqueci de incluir esse lançamento ímpar na HOTLIST da semana referente.
Mas sempre há espaço para redenção, e cá estamos, para celebrar o clipe de "Evil Eye", uma das cinco faixas desse EP que reflete o comprometimento do quinteto em redefinir a própria imagem e também a do pop alternativo nacional.
O vídeo evidencia a beleza da simplicidade bucólica, além da cumplicidade e do carinho que os cinco integrantes têm uns pelos outros.
Com momentos de diversão descompromissada e até absurda, como a cena na qual o baixista Daniel Tupy canta "25 and broke" para uma galinha que provavelmente não faz ideia do que é ter 25 anos e muito menos o que é não ter grana, e até uma coreografia charmosa digna de viralizar no TikTok, o clipe de "Evil Eye" continua a caminhada da Marrakesh em se mostrar uma banda divertida, criativa e cativante, tanto musical quanto visualmente. [Texto: Igor Brunaldi | @igg.zz]
No Dia da Visibilidade Trans, a cantora A Maia lançou o single “Deu Match” nas plataformas digitais. Produzida pelo indicado ao Grammy Latino Stego, a faixa foi inspirada nas experiências da cantora como uma jovem millennial que não está à procura de romance.
“Deu match moleque/ Esquece me mete/ Deu match moleque/ Me pegue/ Eu tô em Marte, pega senha,” canta A Maia em um refrão chiclete feito para colocar todos para dançar. [Texto: Julia Harumi Morita | @the_harumi]
Gustavo Bertoni(Scalene) se juntou a Apeles para lançar nas plataformas digitais a música “Ricochet” pelo slap, selo da Som Livre. Composta pelos os dois artistas e produzida por Lucas Mayer, a canção mergulha na psique humana e reflete sobre aquilo que está nas sombras e nos ricocheteiam.
A música também ganhou um clipe sensível dirigido por José Menezes e protagonizado por Michelle Boesche, que se deixa levar pelos movimentos de um brinquedo de parque de diversões. [Texto: Julia Harumi Morita | @the_harumi]
Formada por Marina Dolinsky, Rafael Taufer, Béla Simon e Eduardo Ribeiro, Telvrichaos é um banda de indie /alternative rock que transforma questionamentos existenciais em músicas de tom etéreo e soturno.
Na última sexta, 29, a banda lançou “Star”, o terceiro single do próximo disco do grupo, previsto para março de 2021. A canção com versos em latim e inglês também ganhou um clipe, o qual serve como teaser do disco visual. [Texto: Julia Harumi Morita | @the_harumi]
Ao juntar quatro músicos extremamente talentosos e musicalmente diversos em uma única composição, é impossível não esperar um resultado no mínimo excelente. E para a surpresa de ninguém, "Armadura de Réxitegue" não é uma exceção.
A música foi composta, gravada e produzida por Larissa Conforto (mente por trás do projeto Àiyé), Ynaiã Benthroldo (baterista do Boogarins), Érica Silva e Desirée Marantes, cada um da própria casa, como uma colaboração para a parceria entre o Selo Sesc e Balaclava Records.
A faixa é carregada por um groove contagiante e incansável, além de ser toda temperada por uma variedade surpreendente de instrumentos inesperados como kazoo, violino (que ganha destaque em uma parte sensacional da faixa), trompete sampleado e até áudios de WhatsApp.
O melhor jeito de ouvir "Armadura de Réxitegue" é, sem dúvida alguma, no repeat e com o som no máximo. [Texto: Igor Brunaldi | @igg.zz]
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
+++ OS PIORES FILMES DE 2020 | ROLLING STONE BRASIL