Hunter Schafer tem gênero alterado em passaporte após ordem anti-trans de Trump: ‘Que se f* esse governo’
Atriz de Euphoria afirmou que decisão foi resultado de uma mudança imposta pelo governo norte-americano
Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)
Publicado em 21/02/2025, às 15h46
A atriz Hunter Schafer, conhecida por sua atuação em Euphoria e Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, revelou que seu novo passaporte foi emitido com o gênero masculino, apesar de sua identidade de gênero ser feminina. A mudança ocorreu nos Estados Unidos após uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump, que determinou que o governo federal passasse a reconhecer apenas dois gêneros, definidos no nascimento. Ela compartilhou a situação em um vídeo publicado em seu perfil no TikTok nesta sexta-feira (21), onde explicou o impacto da decisão na vida de pessoas trans.
No vídeo, Schafer relatou que perdeu o passaporte original durante as gravações de um filme em Barcelona, Espanha, quando sua bolsa foi roubada. Após retornar aos Estados Unidos, precisou solicitar um novo documento e, ao recebê-lo, percebeu que seu marcador de gênero havia sido alterado para masculino.
Minha primeira reação foi pensar ‘só acredito vendo’. E hoje, eu recebi o meu novo passaporte.
Preenchi tudo como normalmente faria. Coloquei feminino e, quando fui buscar hoje e abri, eles tinham mudado o marcador para masculino.
hunter schafer posted a 8 minute and 34 seconds long tiktok story about trump government and how it changed her passport gender from female to male. please listen carefully and with attention to everything she's saying. part one.pic.twitter.com/KVw1LwVCm9
— hunter schafer gallery. (@schaferfiles) February 21, 2025
Hunter Schafer explicou que, embora nunca tenha alterado sua certidão de nascimento, sempre teve documentos como carteira de motorista e passaportes anteriores com o gênero feminino: "Não estou fazendo esse post para criar pânico, gerar drama, ou receber consolo. Mas eu acho que vale a pena postar para notar a realidade da situação e que isso está acontecendo. Eu fiquei chocada. Eu simplesmente não achava que isso realmente ia acontecer".
A atriz enfatizou que, apesar da mudança, a identidade de gênero dela continua inalterada, mas destacou as dificuldades adicionais que pode enfrentar ao viajar com um passaporte que não reflete sua identidade.
Isso não muda realmente nada sobre mim ou sobre minha transição, no entanto, isso torna a vida um pouco mais difícil. Tenho quase certeza de que isso vai vir junto com o fato de eu ter que me assumir para agentes da patrulha de fronteira muito mais vezes do que eu gostaria ou é realmente necessário.
Atualmente, Schafer se prepara para retornar às telas na terceira temporada de Euphoria, atualmente em produção na HBO. A atriz tem sido uma voz ativa na defesa dos direitos trans e aborda frequentemente o tema em entrevistas, embora também tenha declarado anteriormente que busca ampliar a percepção do público sobre sua carreira para além de sua identidade de gênero.
Pessoas trans são lindas. Nós nunca vamos deixar de existir. Eu nunca vou deixar de ser trans. Uma letra em um passaporte não pode mudar isso. Que se f* essa administração [governo]. Não tenho uma resposta sobre o que fazer a respeito disso, mas senti que era importante compartilhar. Isso é real.