A estrela pop teve que desmascarar a especulação de que um vídeo promocional recente que ela gravou foi gerado por IA
Artigo publicado em 6 de dezembro de 2024 na Rolling Stone, para ler o original em inglês clique aqui.
É um verdadeiro sinal dos nossos tempos estranhos e sombrios que estamos em um momento onde algo real pode ser completamente confundido com algo gerado por IA. Mariah Carey aprendeu isso da maneira mais difícil com um pequeno vídeo que ela gravou para o Spotify Wrapped, agradecendo aos fãs, como sempre, por seu apoio.
À medida que o vídeo se espalhou por algumas páginas de fãs da Carey nas redes sociais, as respostas foram rapidamente dominadas por alegações de que ele devia ter sido criado usando inteligência artificial. Para ser justo, não é o vídeo mais carismático que você verá de Carey, conferindo-lhe um pouco daquela estranheza vazia e rotineira que muitas coisas geradas por IA possuem. Ao desmentir as alegações, a própria Carey até reconheceu algumas falhas visuais, o que pode ter alimentado as especulações.
"Iluminação ruim e um batom vermelho fazem vocês pensarem que isso é IA??" ela escreveu nas redes sociais. "Há uma razão para eu não ser fã de nenhuma dessas coisas." (O fato de essa piada poder ser facilmente lida como uma típica ironia de Carey sobre o valor estético atual da arte de IA a torna ainda melhor. "Iluminação ruim e um batom vermelho" poderia ser o "Eu não a conheço" da era da arte de IA.)
Carey está, é claro, no meio de sua sempre ocupada temporada de festas, especialmente enquanto celebra o 30º aniversário de seu álbum Merry Christmas de 1994 e o sucesso perene "All I Want for Christmas Is You." A cantora passou grande parte do último mês em sua turnê anual de festas e restam apenas algumas datas. O próximo show é amanhã, 7 de dezembro, em Baltimore, e a turnê termina em 17 de dezembro no Brooklyn.