Toda a cena de explosão do hospital foi extensivamente planejada
Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) tem um mito associado a clássica cena do Coringa andando para longe de um hospital enquanto ele explode: de que Heath Ledger improvisou a sequência.
Na verdade, a cena toda - as primeiras explosões, a reação do Coringa, que acha que o detonador das bombas estava com defeito e as próximas detonações - foi comandado pelo diretor Christopher Nolan.
O próprio diretor esclareceu a cena no especial de making-of Gotham Uncovered: Creation of a Scene: “O supervisor de efeitos especiais Chris Corbould elaborou um cenário seguro para Heath andar para longe do hospital. As primeiras explosões param para sinalizar que algo deu errado, mas na verdade é para dar tempo para Heath saltar no ônibus quando o restante explode.”
“Desse jeito, a equipe de efeitos especiais criou uma cena em que fosse completamente seguro levar um dos atores principais para perto de um prédio que será destruído de verdade,” esclarece Nolan.
A história real faz muito mais sentido do que a narrativa de que Ledger conseguiu salvar no improviso uma demolição que deu errado, mas a cena continua ótima, relembre ela abaixo:
+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 1), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL