Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Integrantes do Soundgarden respondem ao processo aberto por Vicky Cornell contra a banda: 'Não somos donos do nosso próprio trabalho'

A viúva de Chris Cornell abriu uma ação jurídica contra o grupo no fim de 2019

Redação Publicado em 05/02/2020, às 13h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Soundgarden em 2014 (Foto:Jack Plunkett/Invision/AP)
Soundgarden em 2014 (Foto:Jack Plunkett/Invision/AP)

Na última terça, 4, os integrantes do Soundgarden responderam oficialmente ao processo aberto contra a banda em dezembro de 2019 por Vicky Cornel, viúva de Chris Cornell. De acordo com o documento obtido pela Rolling Stone EUA, os colegas do ex-marido dela não estão nem um pouco contentes com a situação.

Em dezembro de 2019, ela acusou Kim Thayil, Matt Cameron e Ben Shepherd de não pagar a ela e à família do vocalista, morto em 2017, royalties de algumas músicas do grupo. E agora eles rebateram a acusação.

+++LEIA MAIS: Viúva de Chris Cornell, Vicky mostra e-mail tocante enviado pelo músico: "Nada que nos separe vale a pena"

Segundo a resposta oficial, arquivada pela corte federal do estado da Flórida, os músicos alegam que as composições em questão foram gravadas em 2015, com o propósito de serem usadas em um disco do Soundgarden e, portanto, são propriedade da banda.

Além disso, declaram que Vicky possui "as únicas versões completas dessas gravações" e "se recusa a devolvê-las" já faz mais de dois anos. "Não somos donos do nosso próprio trabalho criativo", acrescentam os músicos.

+++LEIA MAIS: Vicky, viúva de Chris Cornell, diz que morte do músico era evitável

De acordo com o processo aberto por Vicky no fim do ano passado, as faixas mencionadas foram gravadas em 2017 por Chris Cornell no estúdio pessoal dele, e não havia acordo formal nenhum de que seriam usadas pelo Soundgarden, o que consequentemente coloca o vocalista na posição de único dono. Mas o caso vai muito além disso.

A viúva alega ainda que concordou em compartilhar com eles as músicas, contanto que fossem devidamente produzidas em parceria com Brendan O'Brien, produtor de confiança de Cornell, e que ela fosse informada sobre a possível estratégia de marketing para o disco.

+++LEIA MAIS: Brad Pitt produzirá documentário sobre Chris Cornell

Vicky afirma que o Soundgarden, porém, decidiu trabalhar com um produtor escolhido por eles, e que não estavam dispostos a "passar por nenhum tipo de processo de aprovação" reclacionado à estratégia.


 +++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL