O baterista sofreu um derrame em janeiro do ano passado que ocasionou perda parcial dos movimentos, recuperados posteriormente com fisioterapia
Nicko McBrain, baterista da lendária banda inglesa de heavy metal Iron Maiden, anunciou que ele e os parceiros do grupo decidiram que não vão mais apresentar músicas que ele não consegue mais tocar plenamente.
O músico sofreu um derrame em janeiro do ano passado que o deixou parcialmente paralisado, embora tenha retornado aos palcos depois de meses de fisioterapia intensiva. McBrain, de 72 anos, explicou que ficou com algumas limitações em sua capacidade de se apresentar, mas que acreditava estar com 70% na época.
+++LEIA MAIS: Bruce Dickinson interrompe show e reclama de spray de pimenta em Brasília
“Tenho que ser honesto com vocês: o ano passado foi meio complicado para mim”, disse o músico durante uma apresentação na Flórida com seu projeto paralelo Titanium Tarts. “Eu não conseguia tocar; fiquei paralisado do lado direito. Felizmente… tem uma garota chamada Julie Blum que cuidou de mim, e em três meses, ela me fez tocar novamente.”
"Não sou o velho Nicko, não sou o mesmo nem de longe, mas pelo menos ainda tenho uma parte de mim. E minha banda — abençoados sejam Steve Harris e o resto dos caras — me disse: ‘Se você não consegue fazer algo em uma música, simplesmente não tocaremos essa música’.”
+++LEIA MAIS: Bruce Dickinson recebe título de cidadão honorário de Curitiba
A banda também pode tocar versões adaptadas de algumas músicas para que elas possam seguir no setlist. Mcbrain usou como exemplo a faixa “Caught Somewhere in Time,” do álbum Somewhere In Time (1986).
Quando estávamos ensaiando no ano passado para a The Future Past Tour, ‘Caught Somewhere In Time’ abriria os shows. Há uma parte no meio, é toda feita na caixa da bateria na gravação, mas eu não consigo tocar. Como vocês provavelmente notaram, aqueles de vocês que são nerds e estão na plateia dizem: ‘Ele não fez a virada na bateria’. Bem, é por isso, porque eu simplesmente não consigo fazer.