“É hipnótico e gótico. Estamos retomando a sonoridade do nosso primeiro álbum”, diz baixista
Dezoito longos anos após o lançamento do último disco, o Faith No More retornará com novo material, o álbum Sol Invictus, que chega às lojas em 19 de maio. O álbum – que sairá pelo selo da banda, o Reclamation Records – teve as dez faixas produzidas pelo baixista Bill Gould e gravadas no estúdio da banda, o Koolarrow, com alguns vocais de Mike Patton registrados no Vulcan Studios, também na Califórnia.
Galeria: dez maneiras inusitadas de se lançar um disco
Em um comunicado, a banda explicou que o novo disco começou a ser concebido com uma canção inédita que o grupo tocou pela primeira vez em 2011, em Buenos Aires. “Quando revelamos a nova música ‘Matador’, dissemos a eles que era uma cover, e mesmo assim, eles ficaram malucos”, escreveu Gould.
“‘Matador’ foi a primeira ideia que Billy nos mostrou e, de certa forma, aquilo foi um novo começo”, disse o tecladista Roddy Boddum.
“É hipnótico e gótico, estamos retomando a sonoridade do nosso primeiro álbum”, disse o baixista, citando o Siouxsie & the Banshees e Roxy Music como influências da época. “Então Patton está sendo Patton, cantando, gritando, com um pouco de soul por baixo de tudo. Sempre pegamos influências estranhas e as esmagamos juntas.”
Em novembro de 2014, a banda divulgou a primeira faixa em muitos anos, “Motherfucker”, no formato de single em edição limitada na Black Friday. Posteriormente, no dia do lançamento, eles fizeram a estreia da canção ao vivo, durante um concerto surpresa na loja de discos Amoeba Records, de São Francisco – saiba como foi. Eles ainda revelaram outra faixa, “Superhero”, que será lançada em 17 de março como vinil de 7 polegadas.
Tracklist de Sol Invictus
1 – “Sol Invictus”
2 – “Superhero”
3 – “Sunny Side Up”
4 – “Separation Anxiety”
5 – “Cone of Shame”
6 – “Rise of the Fall”
7 – “Black Friday”
8 – “Motherfucker”
9 – “Matador”
10 – “From the Dead”