Portal superou rede varejista Wal Mart um mês após alcançar o segundo lugar no país
O iTunes superou em janeiro a rede de lojas Wal Mart em número de venda de músicas, e agora está em primeiro lugar entre os varejistas nos EUA. Em dezembro, o portal da Apple já havia passado a Best Buy, que ocupava o segundo lugar.
A informação é da Ars Technica, que recebeu de um funcionário da Apple um email interno que comemorava o feito da empresa de tecnologia. O correio eletrônico incluía um gráfico com os números de mercado de cada loja de música estadunidense (reproduzido ao lado). Com a ultrapassagem, o iTunes agora é dono de 19% do mercado de vendas de música no país, contra 15% do Wal Mart e 13% da Best Buy.
Embora possa se pensar que o aumento das vendas na loja iTunes seja gradativa desde seu lançamento, os números indicam o contrário. Foi apenas de julho do ano passado até janeiro deste ano que o portal da Apple teve um crescimento acelerado, passando de quinto para primeiro lugar.
A Apple indica um porém em suas vendas no email que enviou a seus funcionários: as pessoas compram mais singles do que álbuns como um todo. A NPD Group já havia constatado o fato em uma pesquisa divulgada no começo de março. (leia mais aqui) A mesma pesquisa afirmou que as pessoas que compram discos como um todo ainda preferem os CDs.