Loja virtual de música chega ao país com um catálogo de 20 milhões de músicas e mais de mil filmes
Após muita especulação, chegou ao Brasil iTunes Store. A loja virtual de música da Apple, considerada a número um do mundo, abriu suas portas virtuais no país e na América Latina nesta terça, 13.
Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!
Inaugurando com um catálogo de 20 milhões de títulos no Brasil, a Apple promete que a nossa versão da iTunes Store será bem completa, contando com acordos com as grandes gravadoras nacionais e selos independentes. Ivete Sangalo, Marisa Monte e a estreia digital do catálogo de Roberto Carlos estão entre os destaques citados pelo comunicado de lançamento divulgado pela empresa.
As faixas saem, em sua maioria, por US$ 0,99 e os discos por US$ 9,99. As descrições de cada item, por enquanto, estão em inglês, mas parte do conteúdo do site está em português.
Filmes também estarão disponíveis para alugar ou comprar. Por enquanto, o acervo conta com pouco mais de mil títulos, sendo boa parte em HD. Há produções legendadas e outras dubladas. Foram selados acordos com estúdios como 20th Century Fox, Paramount Pictures, Sony Pictures Home Entertainment, Universal Pictures, The Walt Disney Studios e Warner Bros. Pictures.
Simultaneamente com o Brasil, a iTunes Store também chega a outros 15 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela.
Todas as músicas do iTunes estão em iTunes Plus, um formato de DRM, que gere os direitos dos autores. Para acessar, clique aqui.
iTunes in the Cloud
O serviço gratuito iTunes in the Cloud tem a função de garantir que o usuário faça o download das músicas compradas anteriormente para qualquer aparelho com o sistema operacional da Apple, o iOS, sem pagar novamente por elas. As novas faixas adquiridas serão baixadas automaticamente em todos os seus aparelhos.
Há também um novo serviço, o iTunes Match (este pago, custando anualmente US$ 24,99 no Brasil), com o qual é possível fazer a mesma coisa com canções que não foram compradas no iTunes.
Para baixar a versão mais recente do iTunes para Mac e Windows, acesse www.itunes.com/brasil.