O guitarrista e ícone da surf music morreu no último sábado, 16
Jack White publicou na conta do Instagram da gravadora Third Man Records (fundada por ele mesmo), uma sincera e dolorosa homenagem a Dick Dale, guitarrista e músico conhecido como o pai da surf music, que morreu no último sábado, 16, aos 81 anos.
“É muito triste receber a notícia da partida desse incrível guitarrista”, escreveu o músic. “Passei muitos momentos no meu quarto aprendendo seus solos carregados de reverb, e até hoje ainda amo tocar ‘Nitro’ sempre que posso”.
White continuou: “Infelizmente nunca o conheci pessoalmente. Foi um inovador único da guitarra, com estilo de sobra. Lembro de quando eu tinha 16 anos, e viajei sozinho de Detroit para Pontiac só para vê-lo tocar. Sua Fender precisa ser pendurada em algum lugar especial.”
Em várias ocasiões o fundador do White Stripes fez covers de músicas de Dale. Como pode ser visto no vídeo abaixo, em que ele encaixa o clássico “Misirlou” na sua faixa “Icky Thump”, na marca de 5:00.
Norte-americano, com família de origem libanesa, Dick Dale nasceu em Boston e se mudou para o sul da Califórnia nos anos 50, onde encontrou sua inspiração no surfe. O guitarrista ficou conhecido por misturar sons de guitarras com a sonoridade do mar utilizando efeitos de reverberação.
Um dos seus maiores sucessos é "Misirlou", de 1963. A música é uma adaptação de uma canção grega que ganhou ainda mais atenção quando em 1994, Quentin Tarantino a usou como trilha de abertura do filme Pulp Fiction.