'Não é verdade', disse o comediante em uma nova entrevista. 'Não acho que a extrema-esquerda tenha feito algo para inibir a arte da comédia.'
Artigo publicado em 15 de outubro de 2024 na Rolling Stone, para ler o original em inglês clique aqui.
Jerry Seinfeld voltou atrás em seus comentários sobre a "extrema esquerda e essas besteiras do politicamente correto" suprimindo a comédia, admitindo em uma nova entrevista com o colega comediante Tom Papa, "Isso não é verdade."
Seinfeld fez essa observação em um episódio do New Yorker Radio Hour, argumentando que a escassez de sitcoms como Cheers (1982), Tudo em Família (1971) e M.A.S.H. (1972) na TV era resultado de uma cultura politicamente correta e sensível demais. "Isso é resultado da extrema-esquerda e dessas besteiras do politicamente correto e as pessoas se preocupando tanto em ofender outras pessoas", disse Seinfeld. "Quando você escreve um roteiro e ele passa para quatro ou cinco mãos diferentes, comitês, grupos - Aqui está nossa opinião sobre essa piada — bem, é o fim da sua comédia."
+++LEIA MAIS: Jerry Seinfeld, de novo, pede desculpas por 'conotações sexuais' em Bee Movie
Voltando atrás, Seinfeld disse: "Eu não acho que a extrema-esquerda tenha feito algo para inibir a arte da comédia. Estou retirando isso oficialmente agora. Eles não fizeram. Você gosta? Talvez, talvez não. Não é da minha conta gostar ou não gostar de onde a cultura está. Minha função é fazer a marca."
A "metáfora de fazer a marca" de Seinfeld fazia parte de uma comparação maior que ele fez entre comédia e esqui competitivo: Assim como os melhores esquiadores conseguem passar pelas marcas onde quer que estejam na montanha, os melhores comediantes conseguem navegar em qualquer cenário cultural.
+++LEIA MAIS: 'A indústria do cinema acabou,' opina Jerry Seinfeld
"Você não faz a marca, você está fora do jogo", disse Seinfeld. "O jogo é: Onde está a marca? Como faço para passar pela marca e descer a colina do jeito que quero?"
Ele continuou: "A cultura muda, e há coisas que eu costumava dizer que não posso mais dizer, que estão sempre mudando? Sim, mas esse é o maior e mais fácil alvo... E daí? A precisão de sua observação tem que ser 100 vezes mais fina do que isso para ser apenas um comediante."
+++LEIA MAIS: Jerry Seinfeld indica reunião de Seinfeld: 'Algo acontecerá'