Há alguns anos, uma lenda urbana surgiu em torno da figura do icônico guitarrista de ter sido responsável pela chegada dos animais no país
Há alguns anos, uma lenda urbana surgiu em torno da figura do icônico guitarrista Jimi Hendrix. O músico foi apontado como o responsável pela chegada dos periquitos tropicais na Grã-Bretanha. Mas um novo estudo, publicado nesta quinta, 12, pelo Journal of Zoology, confirma que os pássaros foram avistados pela primeira vez no país em 1855.
Em 2016, a Sociedade Real para a Proteção das Aves da Grã-Bretanha (RSPB, na sigla em inglês) levantou a existência de mais de 8,5 mil casais de periquitos em idade reprodutiva em todo o país. E o rumor alegava de que o ícone do rock foi responsável por trazer o primeiro par de passáros para Londres.
+++ LEIA MAIS: A vida de Jimi Hendrix: como o jovem James se tornou o gênio da guitarra
Especialistas acreditam que a população de periquitos aumentou depois que os pássaros escaparam de casas danificadas durante Grande Tempestade da Grã-Bretanha de 1987. Alguns também afirmam que muito dos animais foram libertados após um surto de "febre do papagaio" em 1929, 1930 e 1952.
Apesar de serem nativos da Ásia, os periquitos agora são uma figura comum nos bairros do Reino Unido.
Steven Le Comber, que liderou o estudo da Universidade Queen Mary de Londres, disse: “As lendas divertidas relacionadas às origens dos periquitos do Reino Unido provavelmente não vão desaparecer tão cedo."
"Mas a nossa pesquisa encontrou evidências que provam a crença da maioria dos ornitólogos - a disseminação de periquitos no Reino Unido é provavelmente uma consequência desses episódios [citados acima] e não tem nada a ver com acrobacias publicitárias de músicos ou estrelas de cinema", acrescentou.
+++ SCALENE SOBRE RESPIRO: 'UM PASSO PARA TRÁS, RESPIRAR E VER AS COISAS DE UMA FORMA NOVA'