“Alguns de nós pensavam que a gente poderia continuar”, diz o guitarrista
Parece que os fãs do Led Zeppelin não estão sozinhos em pensar que o a triunfante reunião do grupo de 2007, no show na 02 Arena, em Londres, seguiria uma turnê. “Alguns de nós pensava que a gente poderia continuar, que teríamos mais shows e um futuro-não-distante”, diz Jimmy Page ao repórter David Fricke, da Rolling Stone EUA, na nova edição da revista, que chega às bandas norte-americanas na quinta, 22. “Porque foi muito trabalho destinado ao show.”
Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!
Ultimamente, Robert Plant não tem interesse em continuar. “Ele está ocupado”, diz Page. “Ele estava fazendo aquele projeto com a Alison Krauss. Eu não estava completamente ciente de que seria lançado ao mesmo tempo. Então, o que fazer numa situação como essa? Eu estava trabalhando com os outros caras para os shows da O2. Nós estávamos nos conectando bem. A nossa fraqueza é que nenhum de nós canta.”
Com Plant fora da história, Jimmy Page, John Paul Jones e o baterista Jason Bonham continuaram ensaiando juntos até o começo de 2008. “Não fizemos nenhuma gravação profissional”, explica ele. “Apenas uma gravação digital pequena. Eu achei que estava bom. Eu não iria longe com isso. Mas a fraqueza surgiu de novo. Era: ‘Nós precisamos ter um cantor’.”
A ideia da turnê foi conversada, mas Plant recusou a divulgar a lista completa de cantores que tocaram com o grupo. Era de conhecimento público que o vocalista do Alter Bridge, Myles Kennedy, estava ensaiando com o grupo e Page não nega: “Soou prematuro”, ele disse. “Eu conseguia ver a direção que estava indo. Várias pessoas pensavam que nós sairíamos em turnê. Eu achava que a gente precisava de um bom álbum, digno de confiança, não algo que soasse como se nós estivéssemos tentando derreter a O2.”
Steven Tyler também disse que voou para a Inglaterra para tocar com a banda. “O timing não era o melhor”, diz Page. “Nós tínhamos tanto para fazer no show da O2. E três de nós estávamos muito próximos das coisas. Foi muito bom, realmente promissor. Mas havia outra ciosa rolando. [Pausa]. E é isso.”