Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

JK Rowling desmente boato sobre onde escreveu Harry Potter: ‘Nunca estive nessa livraria’

Diversos estabelecimentos são anunciados como "berço" da saga ou fonte de inspiração da autora - mas nem todos são verdade

Redação Publicado em 22/05/2020, às 09h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Harry Potter e a Pedra Filosofal (Foto: Reprodução)
Harry Potter e a Pedra Filosofal (Foto: Reprodução)

J.K. Rowling, autora de Harry Potter, desmentiu um boato sobre o local onde a história do bruxo órfão surgiu. Muitos estabelecimentos na Europa usam o nome da saga como parte do marketing, e alguns alegam ser “o berço” de Harry Potter.

A cafeteria The Elephant House, em Edimburgo, na Escócia, anuncia aos transeuntes que se trata do local onde a história nasceu. No interior do estabelecimento, há uma placa informativa sobre como a vista do local, de onde o Castelo de Edimburgo é visível, inspirou muitos escritores. Na página da Wikipédia sobre a autora, o café é citado como o local onde JK escreveu Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeiro livro da saga literária.

+++ LEIA MAIS: Harry Potter: 5 vezes que Dumbledore foi o bruxo mais irresponsável do mundo mágico [LISTA]

Ao ser questionada no Twitter, JK explicou como o local se autoproclamou o “berço” da história. “Estava pensando em colocar uma seção no meu site sobre todas as supostas inspirações e locais de nascimento de Potter. Eu já escrevia Potter há vários anos antes de colocar os pés neste café, então não é o local de nascimento”, escreveu.

Apesar de não ser o local onde tudo começou, de fato, o estabelecimento não mentiu completamente. “Mas eu escrevi lá, então os deixaremos de fora [da lista]”, continuou JK. Outro local conhecido e frequentado pelos fãs da saga, a livraria Lello, em Portugal, é chamado de “a livraria de Harry Potter” por ter sido, supostamente, a fonte da inspiração para a livraria de Hogwarts.

+++ LEIA MAIS: Astro de Harry Potter, Tom Felton sonha em interpretar Draco Malfoy novamente

A Lello Books possui uma decoração grandiosa e a escadaria teria inspirado JK, mas a britânica desmentiu. “Por exemplo, nunca visitei esta livraria em Porto. Nem sabia da existência! É linda e eu gostaria de ter visitado, mas não tem nada a ver com Hogwarts”, concluiu JK.

O local onde a autora realmente escreveu a primeira palavra para o livro foi no apartamento alugado na época, e a ideia surgiu durante uma viagem de trem entre Manchester e Londres.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE