O resgate aconteceu um dia após o ator vegano discursar em prol dos animais na cerimônia do Oscar 2020
Um dia após receber o Oscar de Melhor Ator e discursar em prol dos animais, Joaquin Phoenix ajudou a ONG LA Animal Save a salvar uma vaca e o filhote dela de um matadouro nos Estados Unidos.
Em vídeo publicado no Youtube, o ator vegano conversou com o presidente do matadouro, Anthony di Maria, e conseguiu convencê-lo a libertar os dois animais do local. A vaca e a bezerra foram batizadas como Liberty, em português, “Liberdade”, e Indigo, em tradução, “Índigo”, e levadas para uma fazenda santuário especializado em receber animais resgatados, na Califórnia.
+++LEIA MAIS: Joaquin Phoenix comemora vitória no Oscar na calçada com a noiva e hambúrguer vegano
No vídeo, Phoenix afirma que os ativistas não pararão de "lutar pela libertação de todos os animais que sofrem nesses sistemas opressivos" e que a amizade inesperada com Anthony possibilitou no resgate dos animais.
"Eu nunca pensei que encontraria amizade em um matadouro, mas conhecendo Anthony e abrindo meu coração para o dele, percebo que podemos ter mais em comum do que diferenças. Sem o ato de bondade dele, Liberty e ela o bezerro Indigo teria sofrido uma morte terrível”, disse o artista.
Após receber o prêmio de Melhor Ator no Oscar2020, Phoenix utilizou o discurso de agradecimento para falar sobre a causa animal e enfatizar o poder do ser humano de “dominar, controlar, usar e explorar outros sem impunidade”.
“Nos sentimos no direito de inseminar artificialmente uma vaca e então roubar seu bebê quando ele nasce, mesmo que seus gritos de angústia sejam perceptíveis. E então bebemos o leite que é destinado ao bezerro e colocamos em nosso café e cereal”, falou o ator durante o discurso.
Assista ao resgate dos animais feito por Joaquin Phoenix :
+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA