Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Joaquin Phoenix sofre ataques de fazendeiros por discurso pró-vegano no Oscar 2020

O ator criticou a produção de leite - e os profissionais da área acreditam que ele não saiba como é feito o processo no campo

Redação Publicado em 11/02/2020, às 18h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joaquin Phoenix discursa após receber Oscar por Coringa em 2020 (Foto: Chris Pizzello/Invision/AP)
Joaquin Phoenix discursa após receber Oscar por Coringa em 2020 (Foto: Chris Pizzello/Invision/AP)

Joaquin Phoenix ganhou o Oscar 2020 de Melhor Ator por seu papel como Arthur Fleck em Coringa, filme de Todd Phillips. No palco, fez do discurso um apelo por aceitação, evolução, perdão e amor - e sobre direitos dos animais. Criticou a produção de leite, e provocou revolta da Federação Nacional de Produtores de Leite dos EUA. 

Em entrevista ao Milwaukee Journal Sentinel, o porta voz da organização, Alan Bjerga, criticou o posicionamento do astro de Coringa:

+++ LEIA MAIS: Coringa é o bicho-papão do Oscar: Todos os filmes do personagem ganharam estatueta

“Temos um país livre, com liberdade de expressão, mas desejamos que Joaquin Phoenix converse conosco, porque se ele aprendesse, aprenderia muito sobre o compromisso que os fazendeiros têm com o bem-estar animal”.

No discurso do Oscar, Phoenix disse somos uma "espécie tem o direito de dominar, controlar, usar e explorar outros sem impunidade [...] Nos sentimos no direito de inseminar artificialmente uma vaca e então roubar seu bebê quando ele nasce, mesmo que seus gritos de angústia sejam perceptíveis. E então bebemos o leite que é destinado ao bezerro e colocamos em nosso café e cereal."

+++ LEIA MAIS: Oscar 2020: Joaquin Phoenix discursa sobre temas urgentes: 'Devemos usar nossas vozes para os que não têm voz'

Vegano, Joaquin Phoenix levanta a bandeira dos direitos dos animais, como enfatizou Bjerga: “Esta não é a primeira vez que ele faz comentários como esse, mas ganha mais destaque porque estava em um discurso do Oscar”.

+++ LEIA MAIS: Joaquin Phoenix comemora vitória no Oscar na calçada com a noiva e hambúrguer vegano

+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS: