Baterista completaria 72 anos no último domingo, 31
John Bonham, sem sombra de dúvidas, foi um dos maiores bateristas que o rock já viu em toda existência. Ele era famoso - e querido - pela potência, sons característicos e velocidade quando tocava bateria. Um vídeo resgatado pela Far Out Magazine mostra a bateria isolada de "When The Levee Breaks", do Led Zeppelin.
"When The Levee Breaks" é, segundo o site, uma canção com um pé no blues que, quando feita pelo Led Zeppelin, deu nova vida a um gênero exagerado em cenário londrino oscilante. A música em 1971 e integra do quarto disco de estúdio da banda, conhecido como Led Zeppelin IV.
O Led Zeppelin gravou a canção em um lugar inusitado: uma escadaria. Eles escolheram o local com o intuito de captar aquele som abafado e ecoante da bateria vista na música. No resultado final, dá para ver que John Bonham é poderoso e comanda a cada última batida, tanto que os integrantes do grupo construíram a música em torno daquilo gravado por Bonham.
Na biografia John Bonham: The Powerhouse Behind Led Zeppelin, escrita por Mick Bonham, irmão do baterista, Robert Plant não poupou elogios sobre o antigo colega de banda. "Bonzo foi a parte principal da banda. Ele foi o homem que fez o que Page e eu escrevemos basicamente funcionar, pelo que ele reteve, pelo que ele não fez com os tempos. Eu não acho que haja alguém no mundo que possa substituí-lo".
Para a Far Out Magazine, a bateria isolada de "When The Levee Breaks" representa perfeitamente a experiência da bateria de Bonham um dos motivos do músico ainda ser reverenciado como um dos maiores do rock até hoje.
Ouça a bateria isolada de John Bonham em "When The Levee Breaks", do Led Zeppelin, abaixo.
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE