Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

John Lennon amou música que Nina Simone fez para atacá-lo

No final dos anos 1960, a artista respondeu uma música composta por Lennon para os Beatles

Redação Publicado em 24/08/2020, às 16h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon e Nina Simone (Foto 1: AP/ Foto 2: AP)
John Lennon e Nina Simone (Foto 1: AP/ Foto 2: AP)

Os Beatles criaram a música "Revolution" em 1968 (composta por John Lennon). Na época, a mensagem da faixa foi considerada ambígua e, de acordo com o livro Revolution in the Head: The Beatles’ Records and the Sixties, algumas pessoas se incomodaram com o tom otimista. Como relembra o CheatSheet, Nina Simone até escreveu uma canção em resposta.

Na obra, There’s a Riot Going On, é revela como a cantora manteve a estrutura da música original do Fab Four, mas deu uma sonoridade um pouco diferente para a faixa composta por ela, "Revolution" (1969). 

+++LEIA MAIS: Qual música do White Album Paul McCartney não considera ‘ser dos Beatles’?

Segundo o CheatSheet, enquanto a "Revolution" dos Beatles era apolítica, a de Nina Simone prezava por uma mudança radical. Enquanto o Fab Four deixa ambígua a ideia da mudança da Constituição dos EUA, Nina a critica abertamente.

Inclusive, o final da música da artista é uma cacofonia de diversos sons, uma referência à "Revolution 9", do quarteto. Em entrevista, Nina comentou sobre a própria faixa: “Revolution significa o que está acontecendo em todo o mundo. Se você ouvir a letra, verá que, embora inclua o problema racial, inclui todas as revoltas e rebeliões acontecendo em todo o mundo... pobres contra ricos, jovens contra velhos”.

+++LEIA MAIS: John Lennon escreveu música para confundir os fãs dos Beatles no White Album - e tudo bem ainda ficar confuso 50 anos depois

Em entrevista de 1971 à Rolling Stone EUA, John Lennon compartilhou o que achou da composição da colega de carreira: "Achei interessante que Nina Simone deu uma espécie de resposta à 'Revolution'. Isso foi muito bom - foi uma espécie de ‘Revolução’, mas não exatamente. Isso eu meio que gostei, alguém que reagiu imediatamente ao que eu disse”.

Ouça às músicas:


+++ DELACRUZ SOBRE FILHOS, VIDA E MÚSICA: 'ME ENCONTREI NO AMOR, NA FAMÍLIA, NO LADO BOM'