Artistas descreveram o processo criativo de maneira divergente após o fim da banda
John Lennon e Paul McCartney escreveram diversas músicas juntos nos Beatles, e raramente discordavam sobre os créditos de cada um nas composições. Após o fim do Quarteto Fabuloso, no caso de “Ticket to Ride”, do álbum Help! (1965), a dupla apresentou versões diferentes sobre o processo criativo da música, como lembra o site CheatSheet.
Lennon considerava a faixa “uma das primeiras músicas de heavy metal já feitas” e apontou, em entrevista ao autor David Sheff, em 1980, a “contribuição de Paul foi a maneira que Ringo [Starr] tocou a bateria”, sem participação na letra.
+++ LEIA MAIS: Paul McCartney ou John Lennon: quem cantou mais músicas dos Beatles?
Na biografia autorizada Many Years From Now, de Barry Miles, Paul detalha a composição da música de outra maneira, com uma “sessão inteira de três horas de composição da letra” para a música. “Escrevemos a melodia juntos, você pode ouvir na gravação. John está na melodia e eu canto a harmonia junto. Nós trabalhamos nelas enquanto escrevíamos. Como John a cantou, você precisa dar a ele 60% da música”, explicou McCartney.
O produtor dos Beatles,George Martin, lembra que Lennon tocou uma versão inicial da faixa algumas semanas antes das gravações, e John a terminaria quando McCartney voltasse das férias.
No final das contas, parece haver consenso apenas sobre“Ticket to Ride” ser ideia de Lennon, finalizada com a ajuda de McCartney. A faixa se tornou um sucesso, e chegou ao número um nas paradas do Reino Unido. Ouça a música abaixo.
+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO