Cantor participa do Conversa com Bial nesta terça, 8 na Tv Globo
Jonathan Ferr é o próximo entrevistado do Conversa com Bialda Rede Globo, que vai ao ar nesta terça-feira, 8. Nascido no Rio de Janeiro, Ferr é uma das principais revelações do Jazz Nacional contemporâneo, o músico misturou vários estilos para criar o próprio. Começou a carreira como pianista.
Eu era um garoto jovem negro, pobre, tentando correr atrás das coisas. Saía de casa de manhã para estudar música lá no centro da cidade, longe de Madureira.
No Convera com Bial o músico conta assistir uma apresentação de Pedro Mattar na TV, ainda criança, foi seu primeiro contato com o jazz. Aos nove anos, começou a estudar piano, e chegou a vender água sanitária na rua para pagar as aulas.
Entre suas mais fortes influências estão Djavan, John Coltrane e Racionais MC’s. O rap, aliás, foi um elemento sonoro e cultural sempre presente.
“Ao mesmo tempo que eu conheci o John Coltrane, que emancipou minha arte, conheci Racionais MC's, que emancipou meu ser político. Eu descobri que era preto ouvindo Racionais. Sempre quis falar isso para o Mano Brown”, diz.
“Quem me influenciou na moda foi Djavan. Um dia estava com um tênis velho e um cara que andava comigo na época disse ‘pô cara, olha você, esse estado, diz que quer ser músico e anda desse jeito. Você acha que se o Djavan te visse assim iria te chamar para fazer alguma coisa?’, e aí aquilo me tocou demais. Pensei ‘nossa, o Djavan’. Peguei meu primeiro cachê e fui num bazar, gastei tudo, e a partir dali começou minha relação com a moda”
Com direção artística de Monica Almeida, o Conversa com Bialvai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o Jornal da Globo. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast Conversa com Bial, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.