Jorge Ben, Caetano, Clube da Esquina e Tom Zé são citados em lista norte-americana de melhores dos anos 70

Brasileiros possuem músicas entre as 200 melhores da década de 1970, escolhidas pelo site especializado dos Estados Unidos, Pitchfork

Redação

No Teatro Tuca (SP) em 1972
No Teatro Tuca (SP) em 1972

O site especializado em música Pitchfork, dos Estados Unidos, divulgou nesta segunda, 22, uma nova lista de melhores canções. Desta vez, eles utilizaram o recorte dos anos 1970 para escolher as 200 melhores faixas do período – e citaram quatro artistas brasileiros no resultado final.

LEIA TAMBÉM

[Lista] As 100 Maiores Músicas Brasileiras

[Lista] Os 100 Maiores Artistas da Música Brasileira

[Lista] Os 100 Maiores Discos da Música Brasileira

Entre nomes como David Bowie – que levou o primeiro lugar –, Pink Floyd, Neil Young, Michael Jackson, Marvin Gaye, Patti Smith, Fleetwood Mac, Kate Bush e Joy Division, os brasileiros tropicalistas Caetano Veloso e Tom Zé, além do coletivo mineiro liderado por Milton Nascimento, Clube da Esquina, e o ícone do samba-rock, Jorge Ben Jor, aparecem na lista.

Caetano Veloso é o mais bem colocado, com a canção “You Don’t Know Me”, de Transa (1972), na 73ª posição. “É uma obra-prima de música que só poderia ter sido escrita do ponto de vista de alguém em exílio”, escreve o jornalista Kevin Lozano, no site, definindo a canção como “a expressão crua da perda que ele vivenciou durante” o período que passou em Londres.

“Tudo Que Você Podia Ser”, lançada por Milton Nascimento com o Clube da Esquina, no álbum duplo Clube da Esquina (1972), fica em 167ª, ganhando comparações a Beach Boys e Beatles. Já “Dói”, lançado por Tom Zé em Estudando o Samba (1976), ocupa a 191ª posição, enquanto “Taj Mahal”, de Jorge Ben Jor (África Brasil, 1972), fica em 196ª.

Veja a lista completa neste endereço.

TAGS: 1972, 1976, áfrica brasil, anos 70, Caetano Veloso, clube da esquina, estados unidos, Jorge Ben, Jorge Ben Jor, LISTA, melhores músicas dos anos 1970, Milton Nascimento, música, norte-americano, pitchfork, taj mahal, Tom Zé, transa, Tropicália, tudo que v