O telejornal da TV Globo apresentou dados que comprovaram a fala equivocada do presidente do Brasil
O Jornal Nacional desta quinta, 2, desmentiu o presidente Jair Bolsonaro após fala sobre a Amazônia ao Mercosul ao vivo na TV Globo, via Revista Fórum.
Em uma declaração do presidente em uma reunião do Mercosul, Bolsonaro disse que “vai mostrar ao mundo as medidas que adotou para proteger a Amazônia e as populações indígenas”. De acordo com a Revista Fórum, a fala tinha o intuito de manter o acordo com a União Europeia.
A apresentadora Renata Vasconcellos, porém, após o telejornal mostrar aos espectadores a declaração do ex-capitão, desmentiu-o ao vivo ao apresentar dados que comprovavam a fala equivocada do presidente.
"Mas os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que a destruição da Amazônia está aumentando. Em relação ao número de queimadas, este foi o pior mês de junho em 13 anos", disse a jornalista, via Revista Fórum.
Ainda, o Jornal Nacional apresentou uma reportagem de Zileide Silva. Nela, foi mostrado o aumento de quase 20% de focos de incêndio na Amazônia se comparado a junho de 2019 - foram registrados 2.248 pontos de queimada no último mês.
+++ LEIA MAIS: Lady Gaga mata Bolsonaro com Cloroquina em nova animação viral; assista
O vice-presidente Hamilton Mourão respondeu ao Jornal Nacional dizendo que iria apurar os dados. Complementou ainda que houve “aparente elevação do número de queimadas”, mas, de acordo com ele, ele considera “comum”, porque pode estar relacionado com o período de preparação da terra para plantio com queimadas.
+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO