Em um tuíte de 2016, o ator insinuou a comparação
José de Abreu foi condenado pela Justiça de São Paulo a pagar R$ 50 mil por danos morais à Bia Doria, esposa do governador João Doria (PSDB). Em um tuíte de 2016, o ator insinuou uma comparação entre a primeira-dama do estado de São Paulo e uma vaca. As informações são da Folha de S. Paulo.
No tuíte, o ator escreveu: “STF proíbe vaquejada mas permite que a Bia Doria dê entrevista? é um crime contra os animais.”. A decisão foi do juiz Douglas Iecco Ravacci, da 33ª Vara Cível da Comarca de São Paulo.
O juiz decretou que Abreu deverá ressarcir Bia Doria por dano moral. Ainda, pontuou que o ator usou “uma construção de frases sem a mínima coerência” para o tuíte e como ele é um influenciador nas redes sociais, o comentário viralizou.
+++LEIA MAIS: Lula pontua que Bolsonaro transformou coronavírus em 'uma arma de destruição em massa'
“As críticas, tanto à proibição da vaquejada quanto às declarações da autora, poderiam ser feitas de inúmeras maneiras, inclusive com espírito jocoso ou por meio de piada, mas tendo por objetivo as declarações, e não a pessoa que as fez, muito menos equiparando-a um animal”, escreveu na sentença.
De acordo com as informações da Folha de S. Paulo, o Tribunal de Justiça de São Paulo procurou José de Abreu por dois anos. Em maio deste ano, o juiz determinou que o ator fosse citado através de um edital público.
Após a ocasião, o ator, que agora vive na Nova Zelândia, passou a se defender. A defesa dele alegou que ele se valeu do direito à liberdade de expressão. José de Abreu ainda pode recorrer da decisão.
+++ MANU GAVASSI: 'SE A MÚSICA SÓ FOR UMA FÓRMULA, É VAZIA E NÃO EMOCIONA' | ENTREVISTA ROLLING STONE