Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / Melhor Atriz

Julianne Moore e Tilda Swinton poderão concorrer na mesma catgoria no Oscar?

As duas atrizes contracenam em The Room Next Door, projeto mais recente do cineasta espanhol Pedro Almodóvar e são fortes candidatas ao Oscar

Redação Publicado em 17/09/2024, às 16h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação/Sony Pictures
Divulgação/Sony Pictures

Pedro Almodóvar, renomado cineasta espanhol, está novamente no centro das atenções com seu mais recente melodrama, The Room Next Door (2004). O filme, que já conquistou o prestigiado Leão de Ouro no Festival de Veneza, está sendo preparado para uma campanha agressiva na temporada de premiações pela Sony Pictures Classics. A Variety revelou que as estrelas vencedoras do Oscar, Julianne Moore e Tilda Swinton, serão promovidas para a categoria de Melhor Atriz. Além disso, John Turturro buscará sua primeira indicação ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante.

Baseado no romance What Are You Going Through, de Sigrid Nunez, The Room Next Door narra a história de duas mulheres — a correspondente de guerra Martha (Swinton) e a escritora Ingrid (Moore) – que se reencontram após muitos anos em circunstâncias emocionalmente intensas. As atuações profundas e a narrativa íntima receberam aclamação da crítica. Owen Gleiberman, crítico chefe da Variety, destacou: "The Room Next Door, impulsionado pela humanidade escaldante da performance de Swinton, eleva e proporciona uma catarse."

+++LEIA MAIS: Festival de Veneza 2024: Termômetro dos aplausos revela favoritos

Julianne Moore é uma veterana favorita da Academia, tendo vencido o Oscar de Melhor Atriz pelo drama sobre Alzheimer Para Sempre Alice (2014), outro projeto da Sony Pictures Classics. Ela também foi indicada por Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997), Fim de Caso (1999), As Horas (2002) e Longe do Paraíso (2002). Já Tilda Swinton venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Conduta de Risco (2007), mas não retornou ao círculo dos indicados desde então, apesar das performances aclamadas em filmes como Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011).

Nos últimos anos, tornou-se raro que duas estrelas de destaque do mesmo filme concorram na mesma categoria principal devido à prática informalmente conhecida como "fraude de categoria". Exemplos notáveis incluem a vitória de Brad Pitt como Ator Coadjuvante por Era Uma Vez em... Hollywood (2019), enquanto Leonardo DiCaprio concorreu como Ator Principal, e a indicação de Rooney Mara como Atriz Coadjuvante por Carol (2015), apesar de ter mais tempo em tela do que Cate Blanchett.

+++LEIA MAIS: The Room Next Door, de Almodóvar, ganha título e data de estreia no Brasil

Embora o tempo de tela de Moore e Swinton em The Room Next Door ainda não tenha sido oficialmente contabilizado, as primeiras reações sugerem uma distribuição equilibrada da narrativa entre as atrizes. A decisão de ambas competirem na mesma categoria pode ser vista como um compromisso com a integridade artística, diferenciando-se em uma temporada competitiva.

Historicamente, é raro que duas atrizes do mesmo filme sejam indicados como Melhor Atriz. Apenas cinco filmes conseguiram tal feito: A Malvada (1950), De Repente No Último Verão (1959), Momento de Decisão (1977), Laços de Ternura (1983) e Thelma & Louise (1991). Desses, somente Shirley MacLaine venceu por Laços de Ternura.

+++LEIA MAIS: The Room Next Door pode render a Almodóvar a sua 1ª indicação a Melhor Filme?