Apesar da batalha judicial ainda não ter chegado ao fim, uma conclusão prévia se posicionou do lado de Robert Plant e companhia
O Departamento de Justiça responsável por julgar a acusação de plágio aberta pela banda Spirit contra o Led Zeppelin por causa do clássico "Stairway to Heaven", decidiu finalmente não punir a canção intimada.
Segundo a NBC, apesar da ação judicial continuar, o Tribunal de Justiça foi consultado para prestar auxílio em um parecer prévio, no qual o juiz esclareceu que o direito das composições musicais registradas antes de 1972 são protegidas apenas pela partitura e não pela gravações sonoras.
"Taurus", a música que o Spirit alega ter sido copiada por Led Zeppelin em "Stairway to Heaven", foi escrita em 1967, o que a encaixa na antiga lei de direitos autorais.
Em um prejulgamento, foi acrescentado que apesar de existir uma similaridade entre as duas músicas, de acordo com a antiga lei federal, as partes contestadas precisam ser praticamente iguais. E como não são, Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham não serão punidos.
"As notas e o ritmo não são, nem em maior parte, os mesmo", escreveu o governo em um documento oficial.
Ainda que o Departamento de Justiça tenha respondido em defesa de Led Zeppelin, um painel de três juízes continua com a ordem de executar um novo julgamento em breve, para dar continuidade a essa batalha legal que já dura cinco anos.
LISTA: 13 segredos de 'Ladrão', o terceiro disco do Djonga e um dos melhores de 2019