Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Keith Richards criou clássico dos Rolling Stones durante o sono; mito ou verdade?

A faixa “(I Can't Get No) Satisfaction” estreou no topo das paradas em 1965

Redação Publicado em 29/04/2020, às 10h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mick Jagger e Keith Richards, dos Rolling Stones, em 1999 (Foto: AP Images / Elise Amendola)
Mick Jagger e Keith Richards, dos Rolling Stones, em 1999 (Foto: AP Images / Elise Amendola)

Uma das músicas mais icônicas do rock talvez nunca tivesse existido se não fosse a capacidade de Keith Richards de escrever músicas enquanto dorme.

O clássico hit dos Rolling Stones“(I Can't Get No) Satisfaction”, de 1965, apresenta uma das intros mais famosas da história da música - mas é (bem) mais lendário que isso: ele foi gravado por Richards durante o sono. Ao acordar na manhã seguinte, o guitarrista ouviu a fita e, entre os roncos, estava o esqueleto da faixa, quase pronto.

+++LEIA MAIS: Não tem bateria em casa? Charlie Watts, dos Rolling Stones, toca instrumento imaginário em vídeo do One World: Together at Home

“Eu estava com algumas amigas no meu apartamento em Carlton Hill, St. John's Wood. É daí que vem o clima da música”, ele escreveu no livro autobiográfico Life(2010). “Eu compus ‘Satisfaction’ enquanto dormia. Eu não tinha ideia de tê-la escrito, só agradeci a Deus pelo pequeno toca-fitas da Philips. O milagre foi que eu olhei para o toca-fitas naquela manhã e sabia que tinha colocado uma fita nova na noite anterior, mas ela já estava no fim.”

Curioso sobre o próprio comportamento noturno, o músico rebobinou a fita e encontrou 30 segundos do famoso riff e das letras que se tornariam o título da música. “Foi apenas uma ideia aproximada”, disse ele. “Havia apenas o esqueleto da música e não tinha todo esse barulho (...) Mas o esqueleto era tudo o que a gente precisava.”

+++ LEIA MAIS: Como foi criado o logo dos Rolling Stones

Richards tocou o riff para o colega de banda e co-compositor Mick Jagger. “Ele só tinha a primeira estrofe e o riff”, disse Jagger. “Parecia uma música country no violão - não parecia rock. Mas ele pensava que era uma piada. Ele não percebeu que aquele era um material único, e todos nós dissemos: ‘Você está louco’, e ele estava, é claro.”

No entanto, Richards descreveu no livro como as partes da música se uniram com a ajuda de Jagger: "Mick escreveu a letra numa piscina em Clearwater, na Flórida, quatro dias antes de entrarmos no estúdio para gravá-la", afirmou o guitarrista. "Eu escrevi a melodia, ele escreveu a letra. Mas o riff musical veio principalmente de mim. Eu sou o mestre do riff.”

+++ LEIA MAIS: Vídeo mostra Caetano Veloso derretido pelos Rolling Stones, mas ainda não confirma live: ‘A campanha continua’

Assim, a música foi um sucesso instantâneo entes da banda saber que ela estava pronta. "A próxima coisa que eu sei é que estávamos nos ouvindo nas rádios de Minnesota, como 'o hit número um da semana'", escreveu Richards, explicando que o produtor e gerente Andrew Loog Oldham não lhes avisou.

"No começo, fiquei mortificado", lembra Richards. “Dias na estrada e tornou-se o número um nacionalmente! O recorde do verão de 1965. Então não posso reclamar.”

+++LEIA MAIS: Como os Rolling Stones criaram ‘Living In a Ghost Town’ em 10 minutos e adaptaram para a quarentena


+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL