Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Kevin Drew, do Broken Social Scene, dirige Feist em curta

The Water, baseado em faixa homônima da cantora, traz ainda Cillian Murphy, que interpretou o vilão Espantalho em Batman Begins

Da redação Publicado em 22/04/2009, às 22h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Kevin Drew, co-fundador da banda canadense Broken Social Scene, usou a faixa "The Water", da amiga Leslie Feist, como inspiração para um curta-metragem de 15 minutos. O filmete faz a linha experimental e estrela, além da própria cantora (ela já integrou o BSS), o irlandês Cillian Murphy - mais conhecido pelos papéis em Café da Manhã em Plutão e Batman Begins, no qual interpreta o vilão Espantalho.

No making of (confira vídeo abaixo), o diretor/músico afirma o que o motivou a construir a narrativa: os "olhos parecidos" de Murphy e Feist, que fariam de ambos "pessoas quentes". Drew foi até a cantora compartilhar a ideia e, juntos, eles escolheram a canção - integrada ao quarto e mais recente disco da cantora, The Reminder (2007).

O curta The Water, homônimo à faixa, abre com Cillian e o ator canadense David Fox arrastando um corpo sobre a neve. No mais, muita fumaça de cigarro e duas linhas de diálogo.

Murphy e Drew se conheceram há três anos, mas engataram amizade um ano depois, quando uma entrevista do músico com o ator para a revista Under the Radar se estendeu à mesa de bar. Fã confesso de Feist e BSS, Murphy não titubeou quando o amigo lhe propôs o convite. "Ele perguntou se eu podia estar em Toronto em duas semanas. E eu na onda, 'por que não? Vamos nessa'. Filmamos em dois dias", contou ao site IFC. E à próxima fala segue-se uma risada: "Nunca houve um roteiro. Apenas... veio. E estou bastante orgulhoso do resultado".

"Ainda que o filme tenha, tipo, uns 12 minutos, nada acontece pela primeira uma hora. (...) Você precisa apenas sentar, observar e esperar que as coisas se desenvolvam", amansou Murphy, a respeito do caráter experimental do filme.

Drew não é diretor de primeira viagem. Com a produtora Experimental Parachute Movement, já esteve à frente de vídeos para bandas como o seu BSS e a conterrânea Apostle of Hustle.

Você encontra o making of do curta no site Pitchfork. Para conferir The Water, clique no site Stereogum.