Com a ajuda do público, a Guitar World escolheu os guitarristas extraordinários dos últimos dez anos
Os leitores e jornalistas da revista especializada em guitarras, Guitar World, uniram-se para escolher os melhores guitarristas da década, segundo publicado nesta segunda, 30 de dezembro.
O site conta que no total foram quase 50.000 votos do público somados aos dos jornalistas para decidir quem são os guitarristas mais extraordinários dos últimos dez anos.
Diversos fatores foram priorizados na hora de realizar a análise como costeletas, a influência para a próxima geração de músicos, o impacto geral na cena da guitarra, o nível de sucesso, a visibilidade, importância cultural e na indústria musical e outros.
A lista é repleta de vanguardistas, músicos do blues, pop-rock melódicos, improvisadores de jams, riff-lords, e, é claro, shredders - guitarristas que usam escalas, tríades e maneiras para alcançar até três oitavas tocadas em tempos rápidos.
+++LEIA MAIS: Guitarra temática de Super Mario World é feita com 10 mil palitos de pirulito; veja
Dentre os destaques na lista, Mateus Asato, um guitarrista brasileiro de 26 anos, tem sido reconhecido mundialmente pelo talento com o instrumento. Em setembro de 2018, o músico assinou com gravadora Sony Music Entertainment do Japão e iniciou as gravações do primeiro disco.
A lista também conta com outro brasileiro, Kiko Loureiro, que é multi-instrumentista e guitarrista, atual integrante do Megadeth e ex-membro do Angra, banda que integrou até 2015.
Em quarto lugar está Nita Strauss, uma das únicas mulheres na lista, a musicista é a atual guitarrista de turnês do Alice Cooper. Além dela, a multi-instrumentista St. Vincent de 37 anos também está no ranking.
Por fim, também vale destacar John Petrucci, John Mayer, Mark Tremonti, Joe Bonamassa e Gary Clark Jr..
Confira a lista com os 20 melhores guitarristas da década:
+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'