A obra "Spring Garden" estava no museu Singer Laren
Na manhã desta segunda, 30, a administração do museu Singer Laren, localizado na cidade de Amsterdã, informou que um quadro de autoria de Vincent Van Gogh foi roubado durante a madrugada do mesmo dia.
Os ladrões aproveitaram o baixo movimento nas ruas, resultado da quarentena contra o coronavírus, para quebrar a porta de vidro e invadir o museu fechado para roubar a obra "Spring Garden" (ou "Jardim da Primavera"), feito pelo artista holandês em 1884.
Ela foi a única peça roubada, e estava na galeria como um empréstimo do museu Groninger.
+++LEIA MAIS: Van Gogh, Salvador Dalí e outros artistas são transformados em jogadores de futebol
Jan Rudolph, diretora do Singer Lauren, disse estar "chocada e absolutamente incomodada" com a situação.
"Ter essa linda e comovemente pintura de um dos nossos maiores artistas roubada - removida da nossa comunidade, é muito ruim para o museu Groninger, é muito ruim para o Singer, mas é péssimo para todos nós, pois arte existe para ser vista e compartilhada por nós, pela comunidade, para apreciarmos e buscarmos inspiração e conforto nela, especialmente nesses tempos difíceis", declarou.
De acordo com um comunicado oficial da polícia local, não se sabe ainda se o roubo foi feito por uma pessoa ou um grupo, mas uma equipe de investigadores está trabalhando no caso, com análise de imagens das câmeras e questionamento aos vizinhos do museu.
+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO?