A faixa, gravada em 1971, é um clássico da banda e precisou ter um instrumento adaptado para ser tocada ao vivo pelo guitarrista
Led Zeppelin é uma das bandas mais icônicas da história da música e, com o passar dos anos, devido ao impacto do grupo na indústria, é natural que os fãs tentem se aprofundar na "mística" que o envolve. Com isso, é possível que você já tenha se perguntado sobre a guitarra Gibson, usada por Jimmy Page.
+++ LEIA MAIS: Flashback: em 1979, Led Zeppelin quebrava hiato e lançava último disco da carreira
O instrumento, inclusive, precisou ser personalizado pelo músico porque ele precisava tocar "Stairway to Heaven" ao vivo. Com o lançamento de Led Zeppelin IV (1971), Page e os colegas de banda haviam produzido o disco definitivo do hard rock com o blues explosivo de "Black Dog" e o hino emblemático "Stairway to Heaven". Na última faixa, Page usou guitarras de 6 e 12 cordas no estúdio. Porém, ao vivo, Page não podia alternar entre guitarras.
+++ LEIA MAIS: 4 especiais de TV dos anos 1960: Beatles, Led Zeppelin e mais
"O braço duplo estava lá como uma necessidade", revelou Page à Telerama em 2014. "Eu pensei que a única maneira de replicá-lo adequadamente, para fazer justiça, era comprar um violão que lhe daria 12 cordas em um pescoço, seis cordas no outro. Então, eu peguei o pescoço duplo como resultado da gravação de 'Stairway to Heaven'". Na entrevista, Page reconheceu o instrumento como "impressionante". E realmente é.
Ouça o clássico abaixo:
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE