Uma regra do Reino Unido exige que as mortes de diretores de empresas sejam relatadas ao governo no prazo de duas semanas após a aprovação
Artigo publicado em 30 de outubro de 2024 na Rolling Stone, para ler o original em inglês clique aqui.
Contrário a diversos relatos, notadamente no Reino Unido, é provável que Liam Payne não tenha renunciado a várias empresas no dia de sua morte.
A lei do Reino Unido exige que as corporações relatem as mortes de diretores ao Companies House, o escritório britânico que supervisiona empresas, dentro de duas semanas. Embora o site do Companies House relate que Payne "renunciou" de suas posições em quatro empresas em 16 de outubro, o dia em que ele caiu para a morte em Buenos Aires, o site lista ter recebido a notificação da "rescisão do cargo" de Payne eletronicamente em 24 de outubro.
+++LEIA MAIS: Música póstuma de Liam Payne será lançada nesta semana
O Companies House explica a regra em seu site. "Por lei, uma empresa deve nos informar sobre quaisquer alterações nos detalhes dos diretores dentro de 14 dias", afirma. "Isso inclui quando uma pessoa não é mais diretora porque renunciou, se aposentou ou, infelizmente, faleceu."
Em 24 de outubro, documentos foram arquivados para encerrar o papel de Payne na Hampton Music Limited, embora o Companies House não informasse quem apresentou a notificação. A Hampton Music é mencionada nos créditos do sucesso de Payne, "Strip That Down." Ela oferece "atividades de apoio às artes performáticas". Payne assumiu o cargo de diretor em março de 2015. Um arquivo sugeriu que a empresa operava com um déficit de 15.300 libras (um pouco menos de 19.900 dólares) em ativos líquidos. O Daily Mail relata que a empresa foi avaliada em 17.300 libras (cerca de 22.500 dólares) no ano passado.
+++LEIA MAIS: Zayn Malik anuncia novas datas de turnê após morte de Liam Payne
Da mesma forma, o Companies House relata que documentos foram arquivados no mesmo dia relatando sua renúncia (devido à sua morte) da Hampton Publishing Limited, Long Play Touring LLP e Hampton Records Limited. Ele ocupava cargos de diretor nas empresas limitadas e era o membro designado da LLP na Long Play Touring.
A Hampton Publishing, incorporada em 2019, supervisionava "atividades de gravação de som e publicação musical", segundo o Companies House. A empresa se avaliou em 729 libras (cerca de 950 dólares) em seu último relatório.
+++LEIA MAIS: Nicole Scherzinger relembra 'alegria, luz e risada' de Liam Payne em homenagem
A Long Play Touring, incorporada em 2017, administrava os negócios de turnê de Payne. Avaliada em 135.000 libras (aproximadamente 175.500 dólares) em 2022, o negócio valia 17.000 libras (um pouco mais de 22.000 dólares) no momento de sua morte. O Daily Mail relata que Payne estava planejando uma turnê em 2025.
A Hampton Records Limited, incorporada em 2016, era originalmente um negócio avaliado em 300.000 libras (cerca de 390.000 dólares) em 2022 e valia 75.000 libras (cerca de 97.500 dólares) quando ele renunciou. Esta empresa detinha os direitos autorais do álbum solo LP1 (2019) de Payne, e está listada nas cópias em vinil do single "Teardrops" que ele lançou este ano.
+++LEIA MAIS: Liam Payne: Promotores negam que divulgaram exames toxicológicos
O Companies House informa que Payne também foi removido postumamente de seu papel de diretor na Second Way Property LTD, que compra e vende imóveis. Conforme o último arquivo da empresa em março de 2023, Payne era um dos quatro diretores. Os ativos líquidos da empresa eram um pouco mais de 1,04 milhão de libras (um pouco mais de 1,35 milhão de dólares). Esta notificação de renúncia foi arquivada em 30 de outubro, após as outras.
Payne morreu enquanto estava de férias em Buenos Aires, Argentina, duas semanas atrás, caindo de uma varanda de hotel. A polícia classificou seu falecimento como "uma morte questionável" e está investigando o que levou a isso. "Estamos de coração partido", disse a família de Payne em um comunicado após sua morte. "Liam viverá para sempre em nossos corações, e nos lembraremos dele por sua alma gentil, engraçada e corajosa. Estamos nos apoiando o máximo que podemos como família e pedimos privacidade e espaço neste momento terrível."
+++LEIA MAIS: Justin Bieber compartilha homenagem comovente a Liam Payne; veja