Segundo a novelização de A Ascensão Skywalker, a culpa da queda de Ben para o lado sombrio é culpa da mãe, a Princesa Leia
A novelização de Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019), escrita por Rae Carlson, revela quem foi a principal responsável pela queda de BenSolo para o lado sombrio e se tornar Kylo Ren. A culpada é a própria mãe dele, a Princesa Leia.
Segundo informações do site CBR.com, o primeiro capítulo do livro começa na cena de Rey sendo treinada por Leia e entra nos pensamentos da general:
"A garota tinha uma escuridão dentro dela, assim como Ben. Porém, Leia não cometeria os mesmos erros que com o filho", revela a novela." Ela não iria ceder de novo ao medo - nem da escuridão que surgia dentro de sua pupila, nem das próprias qualificações questionáveis como professora. Mais importante, ela nunca mandaria Rey embora."
Esse curto trecho revela que Leia Organa foi a primeira professora de Ben nos caminhos da Força, mesmo sem ter completado o treinamento e se tornado mestre. Além disso, ela teve medo da escuridão dentro do filho e o mandou para longe, para ser ensinado por Luke.
+++LEIA MAIS: Quem era o Lorde Sith mais poderoso de Star Wars: de Darth Vader a Kylo Ren [LISTA]
Esses acontecimentos certamente criaram o senso de abandono dentro de Ben Solo, que gradualmente virou rancor e raiva. Esses sentimentos foram aproveitados pelo Imperador Palpatine para trazer o garoto para o lado sombrio.
+++ CORONAVÍRUS: DEVEMOS REALMENTE CANCELAR SHOWS E EVENTOS?