Roqueiro morreu em casa, na manhã deste domingo, 27, aos 71 anos, por causa de uma doença no fígado
A artista Laurie Anderson, viúva de Lou Reed, escreveu uma carta sobre a morte do marido endereçada aos vizinhos – e aos fãs -, publicada no jornal East Hampton Star, uma pequena publicação que circula na área em que o casal morava, na cidade de Springs, no estado de Nova York.
Reed e Laurie estão juntos desde o fim da década de 90. O músico morreu neste domingo, aos 71 anos, em decorrência de complicações no fígado – o mesmo que o levou a fazer um transplante em maio deste ano.
Lou Reed: 20 músicas essenciais da lenda do rock.
O médico que cuidou de Reed nos últimos anos, Charles Miller, disse que o músico, ao saber que a doença estava em estágio final, decidiu deixar a clínica em Cleveland, Ohio, para voltar à cidade onde morava.
Veja imagens de momentos da vida de Lou Reed.
“Todos nós concordamos que fizemos tudo o que podíamos”, disse ele ao The New York Times, após a morte do ex-líder do Velvet Underground e considerado um dos pioneiros a dar um ar urbano, sujo e realista ao rock and roll.
Laurie descreveu os últimos dias do casal na carta publicada. Ela confirma que Reed queria voltar para Springs e que ele morreu “observando as árvores e fazendo a famosa posição 21 do tai chi, com apenas suas mãos de músico se mexendo no ar”.
Músicos que interpretaram músicos em filmes e séries: Lou Reed.
Leia o texto na íntegra:
“Aos nossos vizinhos: que outono lindo! Tudo brilhando e dourado e toda aquela incrível luz suave. Água ao nosso redor.
Lou e eu passamos muito tempo aqui nos últimos anos e, embora sejamos pessoas da cidade grande, esse é nosso lar espiritual.
Na última semana, eu prometi a Lou que o tiraria do hospital e voltaria com ele para casa, em Springs. E conseguimos!
Top 10: uma viagem musical pela carreira do diretor Danny Boyle: Lou Reed, "Perfect Day".
Lou era um mestre do tai chi e passou seus últimos dias aqui sendo feliz e atordoado pela beleza e pelo poder e pela suavidade da natureza. Ele morreu na manhã de domingo, observando as árvores e fazendo a famosa posição 21 do tai chi, com apenas suas mãos de músico se mexendo no ar.
Lou era um príncipe e um lutador, e eu sei que suas canções de dor e beleza do mundo vão encher muitas pessoas com a incrível alegria que ele tinha pela vida. Vida longa à beleza que descende e atravessa por e sobre todos nós.
Laurie Anderson
Sua amada esposa e eterna amiga”