Brian Thompson, CEO da empresa de saúde privada UnitedHealthcare, foi assassinado a tiros por homem que estava coberto da cabeça aos pés
Além de toda discussão iniciada nas redes sociais, Luigi Mangione, suspeito de assassinar Brian Thompson (CEO da empresa de saúde privada UnitedHealthcare) em 4 de dezembro de 2024, será assunto principal de dois documentários.
Vale lembrar como Mangione foi detido em 9 de dezembro em Altoona, cidade na Pensilvânia, após um funcionário o reconhecer nas imagens do Departamento de Polícia de Nova York. Ele estava em posse de um manifesto de três páginas, no qual criticava o sistema de saúde estadunidense.
Mangione foi acusado de homicídio de segundo grau, três acusações de posse ilegal de armas e falsificação. Atualmente, ele detido na prisão no condado de Huntingdon, Pensilvânia, e teve pedido de fiança negado.
Segundo informações do NME, dois documentários diferentes estão em produção sobre o assunto. Um dos produtores de Amanda Knox, documentário da Netflix, Stephen Robert Morse trabalha em uma produção que mostrará pessoas diretamente envolvidas no assassinato, como família de Thompson e o próprio Mangione. Além disso, abordará toda problemática do sistema de saúde dos Estados Unidos.
"Este caso é complexo e levanta questões importantes sobre o vigilantismo, o custo devastador de um sistema de saúde privatizado e a inevitabilidade da violência quando uma mudança pacífica é vista como possível," aformou Morse. "Meu objetivo é apresentar uma exploração equilibrada do assassinato do CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, mostrando todos os lados da história, respeitando a profunda perda de vidas e seu impacto em todos os envolvidos."
Cada história é multidimensional e acredito em tratar todos os participantes com gentileza e justiça. Essa abordagem sempre foi central em meus projetos.
Já o outro documentário é produzido por Anonymous Content, Jigsaw Prods e de Alex Gibney, que dirigiu produções documentais sobre Cientologia, WikiLeaks e Enron. A narrativa deve acompanhar as reações da sociedade ao polêmico acontecimento.
+++LEIA MAIS: Quem é Luigi Mangione, o suspeito de matar o CEO da UnitedHealthcare nos Estados Unidos?
+++LEIA MAIS: Suspeito de matar CEO da UnitedHealthcare é tratado como herói na internet: 'revolucionário'
+++LEIA MAIS: Chris Rock sobre assassinato de CEO de convênio: 'Às vezes, traficantes são baleados'