Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / HISTÓRIA

Luigi Mangione, suspeito de assassinar CEO de convênio, será assunto de dois documentários

Brian Thompson, CEO da empresa de saúde privada UnitedHealthcare, foi assassinado a tiros por homem que estava coberto da cabeça aos pés

Luigi Mangione em uma cela após ser levado sob custódia em 9 de dezembro de 2024 (Foto: Altoona Police Department via Getty Images)
Luigi Mangione em uma cela após ser levado sob custódia em 9 de dezembro de 2024 (Foto: Altoona Police Department via Getty Images)

Além de toda discussão iniciada nas redes sociais, Luigi Mangione, suspeito de assassinar Brian Thompson (CEO da empresa de saúde privada UnitedHealthcare) em 4 de dezembro de 2024, será assunto principal de dois documentários.

Vale lembrar como Mangione foi detido em 9 de dezembro em Altoona, cidade na Pensilvânia, após um funcionário o reconhecer nas imagens do Departamento de Polícia de Nova York. Ele estava em posse de um manifesto de três páginas, no qual criticava o sistema de saúde estadunidense.

Mangione foi acusado de homicídio de segundo grau, três acusações de posse ilegal de armas e falsificação. Atualmente, ele detido na prisão no condado de Huntingdon, Pensilvânia, e teve pedido de fiança negado.

Segundo informações do NME, dois documentários diferentes estão em produção sobre o assunto. Um dos produtores de Amanda Knox, documentário da Netflix, Stephen Robert Morse trabalha em uma produção que mostrará pessoas diretamente envolvidas no assassinato, como família de Thompson e o próprio Mangione. Além disso, abordará toda problemática do sistema de saúde dos Estados Unidos.

"Este caso é complexo e levanta questões importantes sobre o vigilantismo, o custo devastador de um sistema de saúde privatizado e a inevitabilidade da violência quando uma mudança pacífica é vista como possível," aformou Morse. "Meu objetivo é apresentar uma exploração equilibrada do assassinato do CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, mostrando todos os lados da história, respeitando a profunda perda de vidas e seu impacto em todos os envolvidos."

Cada história é multidimensional e acredito em tratar todos os participantes com gentileza e justiça. Essa abordagem sempre foi central em meus projetos.

Já o outro documentário é produzido por Anonymous Content, Jigsaw Prods e de Alex Gibney, que dirigiu produções documentais sobre Cientologia, WikiLeaks e Enron. A narrativa deve acompanhar as reações da sociedade ao polêmico acontecimento.

+++LEIA MAIS: Quem é Luigi Mangione, o suspeito de matar o CEO da UnitedHealthcare nos Estados Unidos?
+++LEIA MAIS: Suspeito de matar CEO da UnitedHealthcare é tratado como herói na internet: 'revolucionário'
+++LEIA MAIS: Chris Rock sobre assassinato de CEO de convênio: 'Às vezes, traficantes são baleados'