Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Nova fase de Luis Fonsi aposta no sertanejo, no português e na cultura brasileira [ENTREVISTA]

Cantor juntou forças latinas em “É Por Isso Que Eu Bebo,” música com Thyy e Zé Neto & Cristiano

Gabriela Piva | @gabriela_piva (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 19/02/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luis Fonsi, Thyy e Zé Neto e Cristiano nos bastidores de clipe filmado em São Paulo (Foto: Divulgação/Universal Music Brasil)
Luis Fonsi, Thyy e Zé Neto e Cristiano nos bastidores de clipe filmado em São Paulo (Foto: Divulgação/Universal Music Brasil)

Luis Fonsi, Thyy eZé Neto & Cristiano vêm de caminhos distintos - e isso começa pelo país: Fonsi mora nos Estados Unidos; Thyy, brasileiro residente em Portugal; e a dupla sertaneja, no Brasil. Apesar de estarem visivelmente animados com a nova parceria, “É Por Isso Que Eu Bebo” pode parecer um tanto aleatória. Afinal, como e por que se reuniram?

Fonsi e o compositor Thyy escreveram a colaboração com Giuliano Matheus. Mais tarde, chamaram Zé Neto & Cristiano para cantarem juntos: “Começamos a composição, e aí, quisemos levar isso adiante e, quando chegou a hora de escolher um artista do Brasil, pensamos no Zé Neto e no Cristiano. Quando os convidamos, toparam na hora e tudo aconteceu,” explicou Thyy em entrevista à Rolling Stone Brasil.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Outras situações inesperadas na música são os vocais em português de Fonsi e a união da música latina com o sertanejo. Além do amor pela cultura brasileira, o cantor apostou na mescla para alimentar seu espírito aventureiro.

“Sou fanático por novidades. Busco fazer boas melodias, boas letras e produzir músicas com um som novo e fresco para surpreender as pessoas positivamente,” contou Fonsi. “O sertanejo, - é quase difícil explicar em palavras - mas algo no gênero me intriga muito. Também existe muita similaridade com a música latina. Então, foi muito natural como os ritmos foram mesclados; é um som muito honesto, não é forçado,” completou.

+++ LEIA MAIS: Sertanejo faz 'monopólio' nas rádios e domina Top 10 nas paradas musicais nos últimos anos [ANÁLISE]

Fonsi tem experiência em cantar em outros idiomas: o porto-riquenho já se aventurou pelo mandarim e italiano. Por ter cantado com artistas brasileiros como Ivete Sangalo, apostou na língua portuguesa e, para realizar seu desejo, contou com ajuda de Thyy e Giuliano Matheus

[Thyy e Luis Fonsi no clipe de "Por Isso Que Eu Bebo". Créditos: Divulgação/Universal Music]
Thyy e Luis Fonsi no clipe de "Por Isso Que Eu Bebo". (Créditos: Divulgação/Universal Music)

“Existem sons inexistentes em espanhol, então, preciso colocar a boca em uma posição um pouco diferente, e isso obriga a pensar quando canto [risos]. Foi um desafio, porque queria acertar [o sotaque] e soar o mais bonito possível,” disse Fonsi. “Mas foi a parte mais difícil. A cada verso, por exemplo, perguntava para Giuliano: ‘Falei bem? [risos] Se não fiz bem, faço de novo!’ e continuava assim [até gostar do resultado],” completou. 

+++ LEIA MAIS: 80 anos de listas da Billboard - e os recordes mais impressionantes que artistas já bateram: Beatles, Lil Nas X e mais

Apesar da música unir pessoas de diferentes partes do mundo, “É Por Isso Que Eu Bebo” foi gravada algum tempo antes da pandemia. Com o imprevisto da atual crise sanitária mundial, o lançamento da faixa precisou ser adiado. 

"Em 2019, gravei os vocais com Giuliano quando estávamos na Argentina. Filmamos o clipe no mesmo ano. Por sorte, pudemos fazer tudo antes da pandemia, mas o lançamento acabou atrasando um pouco, mas já era hora de dividir e lançar a música," relatou Fonsi.

+++ LEIA MAIS: Old Town Road de Lil Nas X derrota Despacito e estabelece recorde histórico nas paradas de sucesso

A Casa das Caldeiras, patrimônio histórico da cidade de São Paulo, foi plano de fundo para o clipe dirigido por Alex Batista: “Foi a minha primeira vez em um videoclipe na capital paulista. Foi bonito, porque os estilos, idiomas e culturas se misturaram e nos demos muito bem. Thyy é uma tremenda pessoa, Zé Neto & Cristiano são muito legais. Foi como [um reencontro] de velhos amigos, mas, na verdade, não nos conhecíamos," entregou Fonsi

O porto-riquenho também não quer ser o último a combinar forças latinas. Para Fonsi, o mundo não deixa mais de escutar uma música devido ao idioma no qual é cantada e, por isso, deseja outras colaborações entre artistas internacionais e brasileiros.

+++ LEIA MAIS: História do sertanejo: a trajetória percorrida até a consolidação de um dos maiores ritmos do Brasil

“Meu desejo é manter essa porta aberta, como, há quatro anos, uma porta muito grande se abriu no mundo inteiro, inclusive, aqui nos Estados Unidos, com a música latina e 'Despacito'. As pessoas já não escutam a música tanto pelo idioma cantado,” falou. “Desejo mais trabalhos entre artistas brasileiros, sertanejos ou de outros gêneros e latinos; espero mais artistas latinos conhecendo a cultura linda do Brasil,” finalizou. 

Com mais de 20 anos de carreira, Fonsi tem lugar de fala para opinar sobre colaborações:  cantou com Farruko, Demi Lovato, Justin Bieber e Daddy Yankee. Agora, Zé Neto & Cristiano e Thyy acrescentam à longa lista de parcerias do porto-riquenho. Para completar, a dupla sertaneja estreia a carreira internacional com "É Por Isso Que Eu Bebo" ao lado do vencedor do Grammy.


+++ HUNGRIA HIP HOP: 'SOU APEGADO EM SORRISOS QUE A MÚSICA PODE LEVAR' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL